Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.contributor.authorKaercher, Gládis Elise Pereira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2008-01-31T04:10:33Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/11831pt_BR
dc.description.abstractEsta tese analisa as representações de gênero e raça, presentes no acervo de 110 obras que integram o Programa Nacional Biblioteca da Escola do ano de 1999. Para tanto ela toma aportes dos Estudos de gênero e dos Estudos Culturais para dar conta de como tais representações se articulam para engendrar branquidade, negritude, masculinidade e feminilidade presentes no acervo. Discuto e analiso essas representações considerando que elas se engendram em processos de significação que nomeei de reificação da branquidade, radialização da negritude, masculonormatização e periferização da feminilidade. Com isso delineio, também, algumas das estratégias discursivas que operacionalizam esses processos de racialização e generificação nas obras e, a partir dessa análise, argumento que eles sinalizam para a manutenção/reificação dos discursos que colocam a identidade masculina, branca, adulta como padrão de referência para a hierarquização e subordinação das demais identidades raciais e de gênero.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyses the representations of gender and race, present in the 110 books, composing the collection of literary works for a national school library book distribution program in Brazil, locally called: Programa Nacional Biblioteca da Escola, for the year of 1999. To achieve this, gender and cultural studies were employed to understand how such representations are associated to assemble the whiteness, blackness, masculinity and feminity that are present in this book selection. I discuss and analyze such representations considering that they are built on signification processes that I have named reificação da branquidade, radialização da negritude, masculonormatização e periferização da feminilidade (rectification of whiteness, negritude radialization, normalization of masculinity and peripheralization of feminity). In doing so, I also trace some of the strategic policies that operate such racialization and genderization processes in the selected books; and, based on this analyses, I discuss that such works signal to the maintenance/rectification of the discourse that sets the masculine, white, adult identity as the reference standard for hierarchicalization and subordination of the other racial and gender identities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Nacional Biblioteca da Escola.pt_BR
dc.subjectRaceen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectChildren’s literatureen
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.titleO mundo na caixa : gênero e raça : no Programa Nacional Biblioteca da Escola : 1999pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000521405pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples