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Como rugem os leões na publicidade digital ?: os padrões encontrados nos Grand Prix da categoria Cyber Lions do Festival Mundial de Criatividade de Cannes entre 2009 e 2014

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Como rugem os leões na publicidade digital ?: os padrões encontrados nos Grand Prix da categoria Cyber Lions do Festival Mundial de Criatividade de Cannes entre 2009 e 2014

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Título Como rugem os leões na publicidade digital ?: os padrões encontrados nos Grand Prix da categoria Cyber Lions do Festival Mundial de Criatividade de Cannes entre 2009 e 2014
Autor Souza, Alessandro Souza de
Orientador Fragoso, Suely Dadalti
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Marketing online
Propaganda online
Publicidade online
[en] Advertising
[en] Cannes
[en] Internet
[en] Publicity
[en] Remediation
Resumo A tese buscou encontrar padrões em peças digitais consideradas relevantes aos profissionais atuantes no mercado publicitário. Em prisma conceitual, reproblematizou as terminologias publicidade, propaganda e marketing na contemporaneidade, de forma a recomendar jurisdições às suas adoções no ambiente web. Já em linhas metodológicas desenvolveu um conjunto de procedimentos para encontro dessas peças com base nos seguintes critérios: repositório, relevância, acessibilidade e perenidade. O universo de construção da amostra foi composto por sete premiações publicitárias distintas geograficamente (região, país e mundo), em foco (híbridas e online) e em ciclo de carreira (profissionais e estudantes). A observação de tais eventos apontou para utilização do Festival Mundial de Criatividade de Cannes como estudo de caso. A análise das doze peças agraciadas como Grand Prix na categoria Cyber Lions no período de 2009 a 2014 desvelou cinco padrões principais: anunciantes de grande porte, utilização de vídeos, possibilidade de participação das audiências, repercussões editoriais e narrativas/contações de estórias.
Abstract The present thesis sought to identify patterns in digital pieces that were considered to be relevant to the publicity system. In a conceptual scope, the study re-problematized the terms publicity, advertising and marketing in contemporary times so to recommend jurisdictions to their usages within the web environment. Regarding methodology, a set of procedures were developed to address these pieces based on the following criteria: repository, relevance, accessibility and continuity. The universe of sample construction was composed by seven advertising awards that were distinct in their geography (region, country and world), focus (hybrid and online) and career cycle (professionals and students). By observing these events, the Cannes Lion International Festival of Creativity was indicated as the case study. The twelve pieces awarded as Grand Prix in the Cyber Lions category between 2009 and 2014 were analyzed and five patterns emerged: large advertisers, use of videos, possibility for audience participation, editorial repercussions, and storytelling/narratives.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/118519
Arquivos Descrição Formato
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