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Aplicação de modelo de gestão por macroprocessos e sistema de indicadores de desempenho em empresa de pecuária de corte

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Aplicação de modelo de gestão por macroprocessos e sistema de indicadores de desempenho em empresa de pecuária de corte

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Título Aplicação de modelo de gestão por macroprocessos e sistema de indicadores de desempenho em empresa de pecuária de corte
Outro título Management model by macroprocesses and performance indicators system to a beef cattle enterprise
Autor Rosado Júnior, Adriano Garcia
Orientador Lobato, Jose Fernando Piva
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Agronomia. Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.
Assunto Gestão
Indicadores de desempenho
Pecuaria de corte
Resumo Um dos maiores desafios para os gestores na atualidade tem sido a adaptação do ambiente interno de suas organizações às constantes mudanças no ambiente externo, as quais são cada vez mais rápidas e influenciadas por um número maior de fatores devido a globalização da economia. Considera-se ainda que o gestor apenas tem possibilidade de atuar no ambiente interno, onde muitas vezes encontram-se os maiores empecilhos ao atingimento dos objetivos. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo, através de um estudo de caso, propor um método de gestão baseado em macroprocessos e formação de um pacote de indicadores para dar suporte às decisões dos gestores neste ambiente cada vez mais competitivo. O método propõe a utilização de uma série de ferramentas citadas na literatura, subdivididas em dois grandes grupos: mapeamento e gestão por macroprocessos e sistemas de indicadores de desempenho. As ações foram ordenadas de forma a orientar o raciocínio lógico dos gestores na montagem do sistema de gestão. O método é composto de três etapas: Determinação da identidade organizacional, implantação da gestão por macroprocessos e implantação do sistema de indicadores de desempenho. Na empresa estudada, foram identificados quatro (4) macroprocessos, sustentados por vinte e um (21) processos de apoio, além de três (3) processos gerenciais. Foram mapeados usando-se o método dos fluxogramas os processos considerados críticos para o atingimento dos objetivos estratégicos. Tais objetivos foram determinados pelo método das Estratégias Genéricas de Porter, resultando em cinco (5) itens prioritários. Quanto aos indicadores, foram concebidos sob a óptica do Balanced Score Card, determinando-se dois indicadores sob a perspectiva financeira , nove na de processos , quatro na dos clientes e dois na perspectiva de aprendizado e crescimento.
Abstract One of the largest challenges for the managers at moment has been the adaptation of intrinsic environment of their organizations to the constant alterations of the external environment, which are each time faster and influenced by a bigger number of factors due to the economic globalization. It is still considered that the manager just have the possibility of action at intrinsic environment, where many times, are found the largers obstacles to get the objectives. In this context, this work has the objective, by a case study, of to propose a management method based on macroprocesses and formation of a pack of indicators to give support to the decisions of the managers in this environment each time more competitive. The method suggests the utilization of a serie of tools cited at literature, subdivided in two big groups: mapping and management by macroprocesses and performance indicators system. The actions were organized to give a logical reason to the managers build the management system. The method is based on three stages: determination of the identity organization, introduction of macroprocesses management and introdution of performance indicators system. At the studied enterprise, were identified four macroprocesses, sustained by twenty one (21) support processes, beyond three management processes. Where maped by fluxograms tecnics, the processes considered criticals to obtain the strategicals aims. These aims were identified by the method of General Strategies of Porter, resulting in five priority points. The indicators were conceived under the Balance Score Card optic, where were determined two indicators by the financial, nine by the processes, four by the clients and two by the learning and development perspective.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/11865
Arquivos Descrição Formato
000619134.pdf (2.004Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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