Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Carla Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorHeuser, Ester Maria Dreherpt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Silas Borgespt_BR
dc.date.accessioned2015-07-08T02:06:59Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1517-9702pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118748pt_BR
dc.description.abstractO artigo aborda o projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, integrante do Observatório da Educação CAPES/INEP, vigente de janeiro de 2011 a dezembro de 2014. Articulando professores de educação básica, estudantes de iniciação científica, mestrado, doutorado e pesquisadores participantes, radica em quatro núcleos, nas seguintes universidades: UFRGS, UFPel, UFMT e UNIOESTE/PR. Desde a pesquisa, o ensino e a extensão, trabalhados na perspectiva do pensamento da diferença em educação, desenvolve variadas oficinas de escrileituras, que produzem competências de leitura e de escritura, a partir da coautoria entre leitor e escritor. Opera com a didática da tradução, articulando os planos filosóficos, científicos e artísticos para realizar processos vitalistas de transcriações, que são transdisciplinares, translinguísticos e transculturais. Isso porque escrileituras é, sempre, um ato político, que não assimila o outro a si mesmo, mas aproxima distâncias e transpõe culturas estrangeiras umas às outras. Ao utilizar a didática-artista da tradução e o método cartográfico, nunca é cópia, mas transcriação, que modifica os originais, como uma heterofilia, desfazendo identidades sedentárias. Ao operar sob o fascínio das interinfluências trazidas pelas linguagens contemporâneas, implica a invenção de um corpus crítico-seletivo, que liga criteriosamente os conceitos de tradução poética, intertextualidade e relações entre diversos sistemas de signos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper discusses the project Writreadings: a way of "reading--writing" amidst life, with financial support by the CAPES/INEP Education Observatory, effective from January 2011 through December 2014. Articulating basic education teachers, undergraduate and graduate students and participant researchers, it takes place at four centers in the following universities: UFRGS, UFPel, UFMT, and UNIOESTE/PR. Including research, teaching and cultural extension, worked on in the perspective of thinking the difference in education, the Project develops various Writreadings workshops, which produce reading and writing skills, in co-authorship between reader and writer. Operating with the Translation Didactics, it articulates the philosophical, scientific and artistic dimensions to perform vital trans-creation processes that are trans-disciplinary, trans-lingual and trans-cultural. Writreadings is always a political act, which does not assimilate the other to oneself, but overcomes distances and transposes foreign cultures ones to the others. By using the artistic didactics of translation and the cartographic method, what modifies the original is trans-creation, rather than copies, as a heterophilia, undoing sedentary identities. Operating under the fascination of inter-influences introduced by contemporary languages, it involves the invention of a critical-selective corpus that accurately links the concepts of poetic translation, intertextuality, and relations between different sign systems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 40, n.4 (out./dez. 2014), p. 1029-1044pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPhilosophy of differenceen
dc.subjectWritreadingsen
dc.subjectArtept_BR
dc.titleEscrileituras : um modo de ler-escrever em meio à vidapt_BR
dc.title.alternativeWritreadings : a way of "reading-writing" amidst lifeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000951460pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples