Repositório Digital

A- A A+

Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires

.

Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires
Autor Tapia, Rodrigo Javier
Orientador Senna, Luiz Afonso dos Santos
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Buenos Aires (Argentina)
Tomada de decisão
Transporte de carga
Transporte de grãos
[en] Behaivoural models
[en] Freight modelling
[en] Grain transport
[en] Joint modelling
Resumo O transporte de grãos é de importância para a economia da Argentina. Atualmente, 84% dos grãos produzidos pelo país são transportados em rodovias, afetando sua competitividade devido a sua grande influencia nos custos.Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a tomada de decisão de modo e destino dos consolidadores de grãos do Sul da Província de Buenos Aires. A partir de uma pesquisa de preferência declarada, conclui-se que a escolha de modo e destino é feita em conjunto. As variáveis relevantes para a escolha foram o preço FreeAlongsideShip no porto, o custo, a distância e a frequência do serviço. Os resultados estão em consonância com o encontrado na literatura, onde se destaca a modelagem conjunta e comportamental de diferentes etapas dos modelos de transporte e a inclusão de variáveis logísticas. Além disso, foram estimadas as elasticidades de cada alternativa e estudadas as curvas de iso-utilidade. Finalmente, foi realizada uma simulação de políticas de preço para a ferrovia, estudando a sua fatia de mercado, sua potencial arrecadação e o gasto total em transporte.
Abstract Agricultural trade is of great importance for Argentina. Nowadays, most of the crops transported by truck, affecting its competitivity because of its influence in direct costs. This study aims to analyze the choice process of the grain consolidatorsfromthe south of Buenos Aires province. From a stated preference survey, we conclude that the choice of mode and destination is made simultaneously. The relevant variables for the selection were the Free Alongside Ship price at the port, freight cost, distance and frequency. The results were consistent with those found in the literature, where behavioural joint modeling of different steps of transport models and the inclusion of logistics variables stand out. Moreover, price elasticities were estimated and iso-utility curves were studied. Finally, train price policies simulations were made observing market shares, expected incomes and total expenditures in transportation.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/118821
Arquivos Descrição Formato
000966947.pdf (2.060Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.