Repositório Digital

A- A A+

Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar

.

Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar
Autor Marin, Angela Helena
Piccinini, Cesar Augusto
Gonçalves, Tonantzin Ribeiro
Tudge, Jonathan Richard Henry
Resumo O estudo investigou a relação das práticas educativas parentais, problemas de comportamento e a competência social de crianças pré-escolares. Participaram 48 mães e 33 pais, cujos primogênitos tinham seis anos de idade, que responderam a uma entrevista sobre práticas educativas e ao Sistema de Avaliação das Competências Sociais, o qual também avalia problemas de comportamento. Correlações de Spearman revelaram associações positivas entre práticas coercitivas maternas e problemas de comportamento infantil, especialmente os de externalização. Foram encontradas correlações positivas entre práticas coercitivas paternas e problemas de internalização, bem como entre as práticas indutivas e de não interferência paternas com a cooperação e a assertividade infantil, respectivamente. Mães de meninas referiram mais comportamentos de autocontrole e a competência social do que mães de meninos, enquanto aquelas de NSE baixo relataram mais práticas coercitivas e as de NSE alto, mais as indutivas. Os achados indicaram que as práticas indutivas paternas associaram-se com aspectos da competência social, enquanto as práticas coercitivas maternas e paternas aos problemas de comportamento infantil.
Abstract Parental child-rearing practices, behavior problems and pre-school children’s social competence. The study examined associations between parents’ childrearing practices, behavior problems and pre-school children’s social competence. A total of 48 mothers and 33 fathers, when their firstborn children were aged six, completed an interview about child-rearing practices and the Social Skills Rating System that also assesses behavior problems. Spearman correlations indicated positive associations between maternal coercive practices and children’s behavior problems, especially those related to externalizing. Positive correlations were also found between fathers’ coercive practices and internalizing problems, as well as among fathers’ inductive and non-interference practices with children’s cooperation and assertiveness, respectively. Girls’ mothers reported higher levels of self-control and social competence than did boys’ mothers. Moreover, lower SES mothers referred more coercive practices while higher SES mothers reported more inductive practices. Findings underscore the relationship between fathers’ inductive practices and children’s social competence. In addition, results suggested associations among both mothers’ and fathers’ coercive practices and children’s behavior problems.
Contido em Estudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n.1 (jan./abr. 2012), p. 05-13.
Assunto Crianças em idade pré-escolar
Habilidades sociais
Práticas de criação infantil
Transtornos do comportamento infantil
[en] Child-rearing practices
[en] Pre-school child
[en] Social competence
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/119144
Arquivos Descrição Formato
000939023.pdf (386.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.