Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarin, Angela Helenapt_BR
dc.contributor.authorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Tonantzin Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorTudge, Jonathan Richard Henrypt_BR
dc.date.accessioned2015-07-15T02:07:56Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1413-294Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/119144pt_BR
dc.description.abstractO estudo investigou a relação das práticas educativas parentais, problemas de comportamento e a competência social de crianças pré-escolares. Participaram 48 mães e 33 pais, cujos primogênitos tinham seis anos de idade, que responderam a uma entrevista sobre práticas educativas e ao Sistema de Avaliação das Competências Sociais, o qual também avalia problemas de comportamento. Correlações de Spearman revelaram associações positivas entre práticas coercitivas maternas e problemas de comportamento infantil, especialmente os de externalização. Foram encontradas correlações positivas entre práticas coercitivas paternas e problemas de internalização, bem como entre as práticas indutivas e de não interferência paternas com a cooperação e a assertividade infantil, respectivamente. Mães de meninas referiram mais comportamentos de autocontrole e a competência social do que mães de meninos, enquanto aquelas de NSE baixo relataram mais práticas coercitivas e as de NSE alto, mais as indutivas. Os achados indicaram que as práticas indutivas paternas associaram-se com aspectos da competência social, enquanto as práticas coercitivas maternas e paternas aos problemas de comportamento infantil.pt_BR
dc.description.abstractParental child-rearing practices, behavior problems and pre-school children’s social competence. The study examined associations between parents’ childrearing practices, behavior problems and pre-school children’s social competence. A total of 48 mothers and 33 fathers, when their firstborn children were aged six, completed an interview about child-rearing practices and the Social Skills Rating System that also assesses behavior problems. Spearman correlations indicated positive associations between maternal coercive practices and children’s behavior problems, especially those related to externalizing. Positive correlations were also found between fathers’ coercive practices and internalizing problems, as well as among fathers’ inductive and non-interference practices with children’s cooperation and assertiveness, respectively. Girls’ mothers reported higher levels of self-control and social competence than did boys’ mothers. Moreover, lower SES mothers referred more coercive practices while higher SES mothers reported more inductive practices. Findings underscore the relationship between fathers’ inductive practices and children’s social competence. In addition, results suggested associations among both mothers’ and fathers’ coercive practices and children’s behavior problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de psicologia (Natal). Vol. 17, n.1 (jan./abr. 2012), p. 05-13.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild-rearing practicesen
dc.subjectPráticas de criação infantilpt_BR
dc.subjectTranstornos do comportamento infantilpt_BR
dc.subjectSocial competenceen
dc.subjectPre-school childen
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectCrianças em idade pré-escolarpt_BR
dc.titlePráticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolarpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000939023pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples