Repositório Digital

A- A A+

Análise de polimorfismo no gene da APOBEC3G humana de indivíduos positivos e negativos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV)

.

Análise de polimorfismo no gene da APOBEC3G humana de indivíduos positivos e negativos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de polimorfismo no gene da APOBEC3G humana de indivíduos positivos e negativos para o vírus da imunodeficiência humana (HIV)
Autor Costenaro, Jamile Girardi
Orientador Franco, Ana Claudia
Co-orientador Castro, Fernanda Luz de
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Biomedicina.
Assunto Apolipoproteinas B
HIV
Polimorfismo genético
Síndrome de imunodeficiência adquirida
Resumo O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é um retrovírus capaz de infectar e se replicar em células que expressem as moléculas CD4 na superfície celular – entre elas, linfócitos T auxiliares, macrófagos, monócitos e células dendríticas. A doença sintomática, causada pelo HIV, pode ser classificada em infecção aguda e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Dentre os vários fatores de restrição capazes de antagonizar a replicação do HIV, as proteínas da família APOBEC3 chamam a atenção pela habilidade de causar hipermutações guanosina-para-adenosina durante a replicação viral. Em um dos membros dessa família, APOBEC3G, foi descrito o polimorfismo de único nucleotídeo (SNP) -571, na região regulatória 5’, que já foi correlacionado com baixas contagens de linfócitos T CD4+ em indivíduos brasileiros infectados por HIV. Nesse estudo, a região desse polimorfismo foi amplificada e sequenciada com o intuito de procurar uma correlação com a suscetibilidade ao HIV, mas encontramos um alelo T possivelmente depositado de maneira errônea no banco de dados de SNPs.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/119162
Arquivos Descrição Formato
000969939.pdf (1.270Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.