Repositório Digital

A- A A+

Identificação dos fatores que impactam na confiabilidade das pesagens por classificadora aérea de frangos tipo Griller

.

Identificação dos fatores que impactam na confiabilidade das pesagens por classificadora aérea de frangos tipo Griller

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Identificação dos fatores que impactam na confiabilidade das pesagens por classificadora aérea de frangos tipo Griller
Autor Soares, Giovana Coletto
Orientador Bergmann, Guiomar Pedro
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Veterinária. Curso de Especialização em Produção, Tecnologia e Higiene de Produtos de Origem Animal.
Assunto Classificadora de peso aérea
Confiabilidade de produto
Pesagem
Produtos de origem animal
Qualidade de produtos : Qualidade de servicos
Resumo O Brasil se destaca no cenário mundial em produção de frangos de alta qualidade e baixo custo, ocupando o primeiro lugar entre os países exportadores. Um dos maiores mercados consumidores do frango brasileiro é o mercado árabe, sendo o principal produto importado o frango inteiro tipo griller. Os equipamentos com alta capacidade de processamento apresentam-se como reais potencialidades frente à necessidade de aumento de economia de escala, redução de custos e aumento da qualidade do produto. A classificadora de peso aérea em linha de carcaças de frango torna-se uma alternativa interessante para um processo contínuo, com alto volume, reduzida área de operação e alta precisão. A assertividade nas pesagens, além das características intrínsecas do equipamento, demanda uma equipe capacitada capaz de gerenciar seus parâmetros na rotina de trabalho. O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores que impactam na confiabilidade das pesagens por classificadora aérea de frangos tipo griller, considerando a capacidade instalada e desempenho dos equipamentos, visando produtos com peso dentro da especificação, com redução de retrabalhos e garantia de satisfação de clientes. Testes foram realizados e confirmaram a influência de condições mecânicas, lógicas e de operação na confiabilidade das pesagens. O percentual de ganho de assertividade nas pesagens após realização de ajustes na calibração dos equipamentos, revisão de procedimentos, treinamento das equipes e manutenções e substituição de peças para melhor desempenho do equipamento foi de 25%.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/119436
Arquivos Descrição Formato
000970265.pdf (828.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.