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dc.contributor.advisorCastrogiovanni, Antônio Carlospt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Marli Tereza Michelsen dept_BR
dc.date.accessioned2008-03-05T04:11:26Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12016pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, da qual nos ocupamos como se fosse um sonho, concentra-se na análise de dois shopping centers de Porto Alegre (RS), o Praia de Belas Shopping Center e o Shopping Total, utilizando as categorias Sujeito, Território, Comunicação, Lugar, Não-Lugar, Entre-Lugar, Poder e Sociedade de Consumo e as Sub-categorias Tribos, Imagem e Poder Simbólico. O fio condutor que pretende ligar todos os aspectos de nossa análise é a Teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o que possibilita a coleta de dados através dos diversos Sujeitos com os quais lidamos e que nos propiciaram dialogicamente a apreensão de suas percepções e vivências nos sub-Espaços Geográficos Shopping Centers. Pretendemos neste trabalho mostrar que a transmutação do Não-Lugar para Lugar acontece por meio da lugarização dos espaços, e que esta transmutação pode propiciar o aparecimento do Entre-Lugar, categoria esta que parece ser bem mais presente nos shoppings do que a categoria Não-Lugar.pt_BR
dc.description.abstractThis research is focused on the analysis of two shopping centers in Porto Alegre (RS), Praia de Belas Shopping Center and Shopping Total, and uses the categories of Subject, Territory, Communication, Place, Non-place, Inbetween, Power and Consumption Society and the sub-categories of Tribe, Image and Symbolic Power. The conductive line that connects all the aspects of the analysis is Edgar Morin’s Complex Thought Theory. It is a qualitative research, which provides us the opportunity to collect data from many different Subjects who offered us a dialogical apprehension of their perceptions and experiences in the shopping centers Geographical sub-Spaces. In this research we intend to reveal that the transmutation of Non-Place to Place happens through the placeness of spaces, and this transmutation might cause the emergence of the In-between, a category which seems much more current in the shopping centers than the Non-Place category.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectShopping Centersen
dc.subjectGeografia urbanapt_BR
dc.subjectPlaceen
dc.subjectShopping centerpt_BR
dc.subjectNon-Placeen
dc.subjectTerritorialidadept_BR
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectIn-betweenen
dc.subjectComplexityen
dc.titleO Shopping Center na sociedade globalizada e sua complexidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000619727pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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