Repositório Digital

A- A A+

Medição de desempenho na indústria farmacêutica como estratégia de suporte para a implementação do sistema de qualidade

.

Medição de desempenho na indústria farmacêutica como estratégia de suporte para a implementação do sistema de qualidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Medição de desempenho na indústria farmacêutica como estratégia de suporte para a implementação do sistema de qualidade
Autor Klafke, Arlete Teresinha
Orientador Ribeiro, Jose Luis Duarte
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Mestrado Profissionalizante em Engenharia.
Assunto Controle de qualidade
Indicadores de desempenho
Indústria farmacêutica
[en] Good manufacturing practices
[en] Performance indicators
[en] Pharmaceutical industry
[en] Quality systems
Resumo Este trabalho descreve a implantação de um Sistema da Qualidade a partir da implementação das Boas Praticas de Fabricação e Controle em uma empresa farmacêutica em fase de importantes mudanças estratégicas, acompanhando a sua evolução no período compreendido entre setembro de 2001 a dezembro de 2003. A revisão bibliográfica contextualiza a empresa no cenário da indústria farmacêutica atual e reforça a idéia da complexidade de fatores envolvidos na implementação de um sistema de qualidade, como a cultura organizacional e o uso de ferramentas gerenciais. O embasamento teórico centra a pesquisa na literatura sobre o gerenciamento da qualidade, sistemas de medição e indicadores de desempenho. A pesquisa propôs um modelo que utiliza a medição de desempenho como suporte estratégico na implementação do Sistema da Qualidade e aplica este modelo no período da pesquisa. Os resultados indicam que o uso dos indicadores de desempenho como balizadores da execução da estratégia e como controladores das ações planejadas é uma ferramenta útil, mesmo dissociada de um sistema de medição corporativo. As medidas forneceram informações estratégicas, proporcionado oportunidades constantes de melhorias e correções no curso das implementações baseadas nas mudanças de cenário ou nas descobertas de novos fatores críticos.
Abstract This report has the purpose to introduce how the Quality System was implemented in a pharmaceutical company in a phase of significant strategic changes, following its evolution in the period from September 2001 to December 2003. A literature review was performed to situate the company in the current scenario of the pharmaceutical industry and to reinforce the intrinsic complexity involved in the establishment of a Quality System, as the organizational culture and the use of managerial tools. The theory construction concentrates the research in the literature regarding Quality Management, Performance Indicators and Measurement Systems. The methodology proposed includes performance measurement as a strategic support to the Quality System. The results has proven that the performance indicators are a useful to01 and can be use as delimitators of the establishment strategy and as controllers of planned actions, even when dissociated from the corporation rneasurement system. The measurernents are strategic feedback and create opportunities to improvements and to correct the course of the establishrnent in agreement with the scenery changes or new critical factors discoveries.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/12084
Arquivos Descrição Formato
000457860.pdf (6.332Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.