Repositório Digital

A- A A+

Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita

.

Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escrita
Autor Pappen, Leonice Helena
Orientador Corte Real, Luciane Magalhães
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distância.
Assunto Autonomia
Dificuldades de aprendizagem
Epistemologia genética
Escrita
Leitura
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Autonomy
[en] Cooperation
[en] Genetic epistemology
[en] Information and communication technology
[en] Reading and writing
Resumo O presente artigo é um relato de experiência sobre as possibilidades de aprendizagem de alunos de oito a dez anos de idade, que, embora já tendo frequentado a escola por três anos, ainda não dominam a leitura e escrita. O objetivo é comprovar a importância da cooperação aliada à Metodologia de Projetos de Aprendizagem com a utilização das Tics (Tecnologias da Informação e Comunicação) na construção de aprendizagens significativas e na passagem da heteronomia à autonomia. Investigaram-se as interações realizadas entre os alunos e suas produções na Sala de Informática. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética, a Psicanálise e autores que estudam a psicopedagogia.
Abstract The present article is an experiences' report about the learning possibilities of eight to ten years old children, which even have already attended the school for three years, can't dominate reading and writing. The objective is to prove the importance of cooperation combined to the Learning Project Methodology, using the Information and Communication Technology in row to build a significant learning process in the passage of heteronomy to autonomy. It was investigated the interactions between the students and their production at the Informatics lab. The theoretical framework that guided the paper was the Genetic Episthemology, the Psychoanalysis and the Psychology authors.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/122034
Arquivos Descrição Formato
000967900.pdf (157.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.