Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorte Real, Luciane Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorPappen, Leonice Helenapt_BR
dc.date.accessioned2015-08-07T02:02:18Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122034pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo é um relato de experiência sobre as possibilidades de aprendizagem de alunos de oito a dez anos de idade, que, embora já tendo frequentado a escola por três anos, ainda não dominam a leitura e escrita. O objetivo é comprovar a importância da cooperação aliada à Metodologia de Projetos de Aprendizagem com a utilização das Tics (Tecnologias da Informação e Comunicação) na construção de aprendizagens significativas e na passagem da heteronomia à autonomia. Investigaram-se as interações realizadas entre os alunos e suas produções na Sala de Informática. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética, a Psicanálise e autores que estudam a psicopedagogia.pt_BR
dc.description.abstractThe present article is an experiences' report about the learning possibilities of eight to ten years old children, which even have already attended the school for three years, can't dominate reading and writing. The objective is to prove the importance of cooperation combined to the Learning Project Methodology, using the Information and Communication Technology in row to build a significant learning process in the passage of heteronomy to autonomy. It was investigated the interactions between the students and their production at the Informatics lab. The theoretical framework that guided the paper was the Genetic Episthemology, the Psychoanalysis and the Psychology authors.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectInformation and communication technologyen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCooperationen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectReading and writingen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.titleTics em ambiente cooperativo, auxiliando crianças com dificuldades na leitura e escritapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967900pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade a distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples