Repositório Digital

A- A A+

Proposta de política de desenvolvimento de coleções da área de biblioteconomia da biblioteca da FABICO

.

Proposta de política de desenvolvimento de coleções da área de biblioteconomia da biblioteca da FABICO

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta de política de desenvolvimento de coleções da área de biblioteconomia da biblioteca da FABICO
Autor Montero, Marta Oliveira da Costa
Orientador Scharnberg, June Magda Rosa
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Acervo bibliográfico : Avaliação
Biblioteca universitária
Desenvolvimento de coleções
[en] Book collection
[en] Collection development policy
[en] Collection evaluation
[en] University libraries
Resumo Proposta de uma política de desenvolvimento de coleções para a área de Biblioteconomia da Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este trabalho tem por finalidade avaliar a qualidade da coleção de livros de Biblioteconomia da Biblioteca da FABICO em relação à bibliografia recomendada nos planos de ensino das disciplinas ministradas no Curso de Biblioteconomia a fim de propor uma política de desenvolvimento de coleções adequada para esta Biblioteca. Foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos a fim de atingir os objetivos propostos e elaborar a política para a Biblioteca. Este trabalho considera que a existência de uma política de desenvolvimento de coleções facilita o trabalho dos bibliotecários na realização das atividades de desenvolvimento de coleções e permite a formação de uma coleção ideal e pertinente ao tipo de unidade de informação a que pertence. Apresenta o contexto da Biblioteca da FABICO, discorre acerca de bibliotecas universitárias, descreve desenvolvimento de coleções, suas atividades (estudo de usuanos, avaliação, seleção, aquisição e desbastamento), política de desenvolvimento de coleções, a metodologia utilizada e apresenta uma proposta de política de desenvolvimento de coleções para a Biblioteca da FABJCO.
Abstract Proposal of a collection development policy for the Librarianship area of the Biblioteca da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. This project of work has the purpose to evaluate the quality of the book collection of Librarianship of the Biblioteca da FABICO comparing to the bibliography recommended in the plans of education of disciplines given in the Course of Librarianship in order to sugest a suitable collection development policy of adjusted for this Library. Quantitative and qualitative methods were applied in order to reach the objectives of this work and to elaborate the policy for the Library. This work considers that a collection development policy makes the work of the librarians easier to the accomplishment of the activities of the collection development and helps the formation of an ideal and pertinent collection to the type of unit of information it belongs to. lt presents the context of the Biblioteca da FABICO, tackles university libraries, describes collection development, its activities (study of users, evaluation, selection, acquisition and looping) and sugests a collection development policy for the Biblioteca da FABICO.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122039
Arquivos Descrição Formato
000457375.pdf (8.382Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.