Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da coleção de livros na área de relações humanas da biblioteca da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

.

Avaliação da coleção de livros na área de relações humanas da biblioteca da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da coleção de livros na área de relações humanas da biblioteca da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Autor Koller, Cristina
Orientador Scharnberg, June Magda Rosa
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca especializada
Desenvolvimento de coleções
[en] Development of collections
[en] Evaluation
[en] Human relations
[en] Selection
Resumo As bibliotecas existem para suprir as necessidades de sua comunidade usuária. Para tanto, buscam constantemente elevar a qualidade de suas coleções. Esta avaliação refere-se aos livros da área de relações humanas, que fazem parte da coleção da Biblioteca Maria Helena Casarin da Cunha, da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT. Justifica-se pela importância dos assuntos compreendidos na área, que servem como suporte aos instrutores de cursos de treinamento e . desenvolvimento de equipes de funcionários da Empresa. A metodologia utilizada para diagnosticar a qualidade e cobertura desta parte da coleção corresponde à comparação de suas obras com uma lista básica de títulos, especialmente elaborada e validada por especialistas na área, para atender às necessidades informacionais específicas dos usuários da referida Biblioteca. Conceitos sobre desenvolvimento de coleções, seleção de materiais de informação e avaliação de coleções são abordados e aprofundados neste estudo.
Abstract Libraries exist to supply the needs of their users and there is therefore a need to constantly improve the quality of their collections. This study focused on books in the human relationships collection of the Maria Helena Casarin da Cunha Library of the Brazilian Post Office (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ECT). The study was carried out because of the importance of these books for instructors who use them as a basis for training and team development courses for Post Office workers. The methodology used to diagnose the quality and range of this collection involved the comparison of the books in the collection with a basic list of titles created and validated by human relationship specialists to address the specific informational needs of the users of the library. Concepts concerning the development of collections, information selection and the evaluation of collections are also discussed in this study.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122040
Arquivos Descrição Formato
000428877.pdf (4.975Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.