Repositório Digital

A- A A+

A constituição das identidades docentes pelos relatos de experiências em sala de aula

.

A constituição das identidades docentes pelos relatos de experiências em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A constituição das identidades docentes pelos relatos de experiências em sala de aula
Autor Maciel, Aline Silva
Orientador Rosa, Russel Teresinha Dutra da
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Formação de professores
Prática docente
Resumo O presente trabalhou investigou a constituição das identidades docentes desde os relatos de três estagiários sobre suas experiências em sala de aula, durante o período de realização do Estágio de Docência em Biologia do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS. A escrita dos relatos acontece na forma de um diário, em que os alunos descrevem suas observações, práticas de ensino, questionamentos e reflexões sobre a profissão docente de maneira livre. Este estudo teve como objetivo procurar compreender a formação da identidade docente a partir de reflexões que surgiram no decorrer do encontro com a realidade educacional. Para a análise dos relatórios, buscou-se trabalhar a partir da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux e desenvolvida, no Brasil, por Eni Orlandi. A partir desse referencial teórico metodológico, os textos foram analisados e “recortados” em trechos, posteriormente sendo agrupados aqueles em que foram evidenciados sentidos semelhantes e que estabeleciam relações com o objeto de estudo: a docência para a participação; a escola como instituição; dificuldades escolares como contexto do trabalho docente; a busca pelo espaço em sala de aula; relacionamento com os alunos; sentimentos quanto à prática docente. A análise investigou o processo de formação das identidades dos professores de biologia, através de como a prática significou para eles. Os estagiários indicaram refletir sobre o seu papel dentro do processo educacional, demonstrando estarem em pleno processo de significação sobre a profissão. Eles atribuíram grande importância ao relacionamento com os alunos, construindo relações dialógicas e de respeito mútuo, procurando legitimar seu lugar como professores de Biologia. A análise contribuiu para um maior entendimento das reflexões presentes durante o processo de formação das identidades docentes, além de poder orientar a organização das disciplinas de prática docente, a partir de questões que influenciam a formação dessas identidades, procurando meios de trabalhar cada vez mais a reflexividade dos estagiários.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122182
Arquivos Descrição Formato
000971211.pdf (643.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.