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dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Aline Silvapt_BR
dc.date.accessioned2015-08-11T02:02:19Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122182pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalhou investigou a constituição das identidades docentes desde os relatos de três estagiários sobre suas experiências em sala de aula, durante o período de realização do Estágio de Docência em Biologia do Curso de Ciências Biológicas da UFRGS. A escrita dos relatos acontece na forma de um diário, em que os alunos descrevem suas observações, práticas de ensino, questionamentos e reflexões sobre a profissão docente de maneira livre. Este estudo teve como objetivo procurar compreender a formação da identidade docente a partir de reflexões que surgiram no decorrer do encontro com a realidade educacional. Para a análise dos relatórios, buscou-se trabalhar a partir da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux e desenvolvida, no Brasil, por Eni Orlandi. A partir desse referencial teórico metodológico, os textos foram analisados e “recortados” em trechos, posteriormente sendo agrupados aqueles em que foram evidenciados sentidos semelhantes e que estabeleciam relações com o objeto de estudo: a docência para a participação; a escola como instituição; dificuldades escolares como contexto do trabalho docente; a busca pelo espaço em sala de aula; relacionamento com os alunos; sentimentos quanto à prática docente. A análise investigou o processo de formação das identidades dos professores de biologia, através de como a prática significou para eles. Os estagiários indicaram refletir sobre o seu papel dentro do processo educacional, demonstrando estarem em pleno processo de significação sobre a profissão. Eles atribuíram grande importância ao relacionamento com os alunos, construindo relações dialógicas e de respeito mútuo, procurando legitimar seu lugar como professores de Biologia. A análise contribuiu para um maior entendimento das reflexões presentes durante o processo de formação das identidades docentes, além de poder orientar a organização das disciplinas de prática docente, a partir de questões que influenciam a formação dessas identidades, procurando meios de trabalhar cada vez mais a reflexividade dos estagiários.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA constituição das identidades docentes pelos relatos de experiências em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971211pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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