Repositório Digital

A- A A+

O planejamento como necessidade na prática do professor

.

O planejamento como necessidade na prática do professor

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O planejamento como necessidade na prática do professor
Autor Moschetta, Júlia Bortolini
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Planejamento
Prática docente
Resumo Para uma prática docente significativa e transformadora, é necessário que o professor planeje as suas aulas. Como processo contínuo de reflexão, de tomada de decisão e de ação, o planejamento orienta o trabalho do professor e o envolve no cotidiano escolar, tornando-o o agente das mudanças. Contudo, se o plano, que é o produto do planejamento e que, portanto, representa a execução da proposta daquilo que se pensou, for apenas a organização de atividades a serem desenvolvidas em aula, o planejamento transformador em busca da mudança não acontece. Assim, a intencionalidade para intervir na realidade, para enfrentar a inércia que muitas vezes acontece na escola, está no planejamento. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi o de investigar se os professores planejam e como isso acontece. De maneira a englobar os aspectos referentes a essa ação, foram entrevistados, por meio de um questionário, onze professores de Ciências e de Biologia de escolas da rede pública e da rede privada, bem como foi feita a análise do material de planejamento entregue por esses professores. Além disso, foram observadas duas aulas de um professor de Ciências e uma aula de um professor de Biologia. Por estarem em contato direto com o planejamento dos professores, os supervisores e coordenador pedagógicos de três das quatro escolas participantes também foram entrevistados. A partir da análise dos resultados, percebe-se que a maioria dos professores não planeja de verdade, isto é, que não atribui intencionalidade à aula para que esta seja significativa e vise a transformar a realidade dos alunos. Ademais, constata-se que os professores confundem planejamento com plano, o que, consequentemente, acarreta em aulas que não tenham um planejamento efetivo, mas sim atividades a serem realizadas pelos alunos. Para que o trabalho do professor não seja a mera reprodução de conhecimento e uma ação sem sentido, é necessário o planejamento.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122188
Arquivos Descrição Formato
000971246.pdf (816.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.