Repositório Digital

A- A A+

Além do conteúdo : oportunidades para o desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de um curso de graduação em Ciências Biológicas

.

Além do conteúdo : oportunidades para o desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de um curso de graduação em Ciências Biológicas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Além do conteúdo : oportunidades para o desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de um curso de graduação em Ciências Biológicas
Autor Paulsen, Raquel Klein
Orientador Moço, Maria Cecília de Chiara
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Pensamento crítico
Técnicas de ensino
Resumo Dada a importância do pensamento crítico na tomada de decisões conscientes dos futuros biólogos, como profissionais e cidadãos, foram investigados os métodos de ensino abordados nas aulas do curso de graduação em Ciências Biológicas que oportunizam o desenvolvimento do pensamento crítico. A fim de identificar esses métodos de ensino adotados pelos professores e analisar a concepção dos alunos acerca dos mesmos, foram feitas entrevistas com professores de nove disciplinas de diferentes departamentos vinculados ao Instituto de Biociências da UFRGS. Por meio da análise de conteúdos das respostas foi possível verificar que a maior parte dos professores intenciona o desenvolvimento do pensamento crítico em suas disciplinas, e que os discentes percebem a intenção dos docentes com relação a essa abordagem, visto que as disciplinas que os alunos indicaram não abordar o ensino crítico foram as mesmas cujos professores mostraram-se ambíguos com relação a sua abordagem. Constatamos que a abordagem do ensino crítico faz-se de forma pontual ao longo do semestre e que há necessidade de abordagem de mais atividades de ensino que oportunizem o desenvolvimento do pensamento crítico a partir das respostas dos alunos. Também vale destacar que grande parte dos alunos associou as atividades nas quais são mais ativos na construção do conhecimento como as mais relevantes ao seu aprendizado, atividades estas nas quais também tem a possibilidade de exercitar o pensamento crítico. Dentre os obstáculos dos professores à abordagem do ensino crítico em sala de aula identificados, destacamos: a falta de responsabilidade para com a formação crítica de futuros profissionais, justificada pela falta de tempo, que geralmente é direcionado para a produção científica; a insegurança com relação a adoção de metodologias pouco tradicionais, por falta de preparo; e a comunicação deficiente entre discentes e docentes. Faz-se necessária uma mudança de postura por parte dos professores e alunos para que seja possível abordar métodos de ensino que proporcionem um aprendizado crítico e significativo a todos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122190
Arquivos Descrição Formato
000971305.pdf (547.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.