Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoço, Maria Cecília de Chiarapt_BR
dc.contributor.authorPaulsen, Raquel Kleinpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-11T02:02:21Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122190pt_BR
dc.description.abstractDada a importância do pensamento crítico na tomada de decisões conscientes dos futuros biólogos, como profissionais e cidadãos, foram investigados os métodos de ensino abordados nas aulas do curso de graduação em Ciências Biológicas que oportunizam o desenvolvimento do pensamento crítico. A fim de identificar esses métodos de ensino adotados pelos professores e analisar a concepção dos alunos acerca dos mesmos, foram feitas entrevistas com professores de nove disciplinas de diferentes departamentos vinculados ao Instituto de Biociências da UFRGS. Por meio da análise de conteúdos das respostas foi possível verificar que a maior parte dos professores intenciona o desenvolvimento do pensamento crítico em suas disciplinas, e que os discentes percebem a intenção dos docentes com relação a essa abordagem, visto que as disciplinas que os alunos indicaram não abordar o ensino crítico foram as mesmas cujos professores mostraram-se ambíguos com relação a sua abordagem. Constatamos que a abordagem do ensino crítico faz-se de forma pontual ao longo do semestre e que há necessidade de abordagem de mais atividades de ensino que oportunizem o desenvolvimento do pensamento crítico a partir das respostas dos alunos. Também vale destacar que grande parte dos alunos associou as atividades nas quais são mais ativos na construção do conhecimento como as mais relevantes ao seu aprendizado, atividades estas nas quais também tem a possibilidade de exercitar o pensamento crítico. Dentre os obstáculos dos professores à abordagem do ensino crítico em sala de aula identificados, destacamos: a falta de responsabilidade para com a formação crítica de futuros profissionais, justificada pela falta de tempo, que geralmente é direcionado para a produção científica; a insegurança com relação a adoção de metodologias pouco tradicionais, por falta de preparo; e a comunicação deficiente entre discentes e docentes. Faz-se necessária uma mudança de postura por parte dos professores e alunos para que seja possível abordar métodos de ensino que proporcionem um aprendizado crítico e significativo a todos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTécnicas de ensinopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.titleAlém do conteúdo : oportunidades para o desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de um curso de graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples