Repositório Digital

A- A A+

Fantasia do Concerto para violino e orquestra de Octávio Meneleu Campos : uma proposta pedagógica

.

Fantasia do Concerto para violino e orquestra de Octávio Meneleu Campos : uma proposta pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fantasia do Concerto para violino e orquestra de Octávio Meneleu Campos : uma proposta pedagógica
Autor Reinert, Gina
Orientador Gerling, Fredi Vieira
Data 2007
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Analise musical : Musica brasileira
Campos, Octávio Meneleu 1872-.
Violino : Prática pedagógica
Violino : Técnica
[en] Brazilian music
[en] Violin pedagogy
[en] Violin repertoire
[en] Violin technique
Resumo O presente trabalho teve como objetivo a realização de uma proposta pedagógica para a obra Fantasia de Concerto, do compositor brasileiro nascido em Belém do Pará, Meneleu Campos. A partir do conhecimento da obra em questão, foi realizada uma comparação com o chamado repertório tradicional violinístico, a fim de identificar os aspectos técnicos semelhantes e, a partir disso, formular uma proposta pedagógica. A comparação com o repertório tradicional, foi baseada no artigo “Ousadia e convenção do Segundo Concerto para violino e Orquestra de Camargo Guarnieri” Alvarenga (2000). Para a realização da proposta pedagógica, utilizou-se, como referencial teórico o livro “Practice” (2004) de Simon Fischer, no qual o autor mostra soluções técnicas para passagens do repertório tradicional. Identificados os aspectos técnicos e violinísticos da Fantasia de Concerto, foi possível, baseado nas propostas de Fischer, desenvolver exercícios para a obra em estudo.
Abstract This essay aimed at presenting a pedagogical proposal for the work Fantasia de Concerto by Meneleu Campos - a Brazilian composer, born in Bélem do Pará. A study of the work paved the way for a comparison with the standard violin repertoire, thus establishing common technical issues which in turn served as the starting point for the pedagogical proposal. The comparison with the standard repertoire was based on the article “Ousadia e convenção do Segundo Concerto para violino e Orquestra de Camargo Guarnieri” Alvarenga (2000). The pedagogical proposal was based on the book “Practice” (2004) by Simon Fischer. This author offers suggestions on how to work and solve problems found in the standard violin repertoire. Therefore, once the technical difficulties of the Fantasia de Concerto were identified, exercises of a similar nature were devised.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/12220
Arquivos Descrição Formato
000623593.pdf (4.540Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000623593-02.pdf (1.694Mb) Anexos Adobe PDF Visualizar/abrir
000623593.zip (6.068Mb) Trabalho completo zipado Arquivo ZIP Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.