Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Maria Ivone dospt_BR
dc.contributor.authorQuadros, Flavia Campos dept_BR
dc.date.accessioned2008-03-20T04:12:01Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12227pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se constitui em uma investigação sobre a presença da suspeita na fotografia contemporânea como estratégia de enfrentamento dos conceitos estabelecidos sobre o meio no período moderno e de criação de novas possibilidades de linguagem. Com a análise de obras de artistas brasileiros que se utilizam da fotografia, pretende-se evidenciar como o instante de captura da imagem deixa de ser o elemento central da expressividade. Através da manipulação, nos momentos anteriores e posteriores ao ato fotográfico, os artistas incluídos nesta pesquisa exploram as ambigüidades da imagem e questionam suas dimensões como objeto de práticas sociais e como mediação da cultura. A idéia da suspeita em relação à fotografia é abordada tanto como motivação das práticas artísticas quanto como meio de utilização da imagem como dispositivo de interlocução do artista com o público, que é convidado a decifrar a obra nas múltiplas possibilidades de sentido que se criam entre as etapas de sua construção.pt
dc.description.abstractThis work constitutes an investigation about the presence of suspicion in the contemporary photography as a strategy to challenge the established concepts about this media in the modern age, and to allow the creation of a new language. By analyzing Brazilian artists that make use of photography, the author intends to make evident how the instant the image is captured is no longer the central element of expression. Through the manipulation of the image in the moments preceding and following the photographic instant, the artists included in this study explore the ambiguities of the image end question its dimensions as an object of social practices and as a mediator for culture. The idea of suspicion, as it relates to photography, is approached as a motivating factor in the artistic practice as well as a means of using the image as a device to promote the dialogue between the artist and the public, who is invited to decipher the work in its multiple possibilities of meaning created during its developmental phases.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFotografia contemporâneapt_BR
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectManipulationen
dc.subjectFotografia (Arte)pt_BR
dc.subjectFotografia : Imagempt_BR
dc.subjectSuspicionen
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectMediationen
dc.titleA suspeita ronda a fotografia : jogos e ambigüidades na arte contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000625111pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples