Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDantas, Monica Fagundespt_BR
dc.contributor.authorMaia, Isadora de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2015-08-12T02:02:25Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122296pt_BR
dc.description.abstractO trabalho propõe uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança no Projeto Cidade-Escola, sob a luz do conceito de corporeidade, buscando compreender como proporcionar experiências significativas em dança para que o aluno possa ressignificar e reconhecer sua própria corporeidade. A pesquisa é exploratória de caráter descritivo e tem como abordagem metodológica a análise qualitativa dos diários de campo da autora. A partir desse procedimento, emergiram três temas – relação com o próximo, caminhos dançantes, contextura e sensibilização do ser – que embasam a reflexão da experiência docente a partir da elaboração de um conceito operacional de corporeidade. Comparando o processo reflexivo cotidiano do ato de ensinar como processo artístico-pessoal, a autora traça relações entre sua trajetória em dança e suas escolhas no caminho docente.pt_BR
dc.description.abstractThis study proposes a reflection about pedagogical practices in dance as part of the project Cidade-Escola, in light of the embodiment concept. Its purpose is to understand how to provide meaningful experiences in dance, so the students can acknowledge and give meaning to their own embodiment. The research is exploratory and descriptive in nature and its methodological approach is a qualitative analysis of the author's field diaries. Three topics emerged from the process: the relationship with the other, the pathways of dance, contexture and awareness of being - which lay the foundation for reflecting about the teaching experience based on building an embodiment operational concept. Comparing the daily reflexive process of the act of teaching with a personal-artistic process, the author outlines connections between her journey in dance and her choices on her teaching journey.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDanceen
dc.subjectEmbodimenten
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectPedagogical practice in danceen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleEu danço todo dia : uma reflexão sobre uma prática pedagógica em dança à luz do conceito de corporeidadept_BR
dc.title.alternativeI dance everyday : reflections about pedagogical practices in dance in light of the embodiment concepten
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971539pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples