Repositório Digital

A- A A+

Entre ópera e lamento : relatos de uma experiência artística

.

Entre ópera e lamento : relatos de uma experiência artística

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entre ópera e lamento : relatos de uma experiência artística
Autor Martinez Gallego, Bethany Eloa
Orientador Zancan, Rubiane Falkenberg
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Dança: Licenciatura.
Assunto Dança
Drama musical
Ópera
[es] Creatividad
[es] Improvisación en danza
[es] Ópera en la UFRGS
Resumo O tema dessa pesquisa surgiu a partir da atenção e interesse pela articulação entre as artes no espaço acadêmico, contribuindo assim para o diálogo e integração entre as mesmas. Dessa forma, este trabalho busca relatar o processo de criação coreográfica no solo “Lamento da Dido”, da ópera “Dido e Eneias” apresentada em 2012 e 2014. Contextualiza o processo de criação do projeto “Ópera na UFRGS”- trabalho coletivo realizado entre os cursos de artes da UFRGS. Narra como aconteceu a participação da autora, a partir da perspectiva da dança, tanto na montagem quanto na remontagem. Descreve de que forma a troca e a criação entre alunos e professores interferiram e acrescentaram na formação como bailarina e artista da mesma. O trabalho é um relato de experiência, usufruindo de vídeos, imagens e escritos para recordar e refletir sobre ele. Evidencia que a criação em grupo, e a ruptura dos limites existentes entre as várias artes, potencializa a criação artística. Conclui que o improviso é um grande motivador para a criação em dança, fazendo assim com que a composição final desta ópera completasse tudo o que a precedeu, sendo cada dia uma dança diferente, articulada pelas demandas e pelos acontecimentos de cada espetáculo cênico.
Resumen El tema de este estudio surgió a partir de la atención y el interés por la articulación entre las artes en la academia, contribuyendo así para el diálogo e integración entre las mismas. De esta forma, este trabajo busca relatar el proceso de creación coreográfica en el solo “Lamento de Dido”, de la ópera “Dido y Eneas”, presentada en 2012 y 2014. Contextualiza el proceso de creación del proyecto “Ópera en la UFRGS”- trabajo colectivo realizado entre los cursos de artes de la UFRGS. Narra como sucedió la participación de la autora, a partir de la perspectiva de la danza, tanto en el montaje cuanto en el remontaje. Describe de que forma el intercambio y creación entre alumnos y profesores interfirieron y agregaron en la formación como bailarina y artista de la misma. El trabajo es un relato de experiencia, usando videos, imágenes y registros escritos para recordar y reflexionar sobre él. Evidencia que la creación en grupo, y la ruptura de los límites existentes entre las varias artes, potencializa la creación artística. Concluye que la improvisación es un gran motivador para la creación en danza, haciendo así con que la composición final de esta ópera completase todo lo que la precidió, siendo cada día una danza diferente, articulada por las demandas y por los acontecimientos de cada espectáculo cénico.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122298
Arquivos Descrição Formato
000971541.pdf (560.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.