Navegação Ciências Biológicas por Data do documento
Resultados 61-80 de 181
-
Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo teve como objetivo contribuir no ensino-aprendizagem do aluno em uma construção significativa dos conceitos sobre gases poluentes e meio ambiente, com uma prática experimental em sala de aula sobre o ... -
Relevância do ensino de Ciências sobre o sistema solar
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho narra a experiência docente sobre atividade prática desenvolvida em sala de aula sobre o Sistema Solar. O objetivo principal deste trabalho foi aprimorar os conhecimentos didáticos pedagógico dos alunos ... -
As possibilidades do uso de metodologias ativas no ensino de sexualidade em tempos de pandemia
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Com a chegada da pandemia da Covid-19 no Brasil, necessitou-se adotar a modalidade de ensino remoto emergencial e, assim, os usos das metodologias ativas despontaram como um recurso didático de grande importância no ensino ... -
Uso do kahoot no ensino de Zoologia : uma narrativa reflexiva sobre gamificação no oitavo ano do ensino fundamental
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Os alunos estão inseridos no meio tecnológico, e para se tornar mais próximo dos discentes, o professor precisa se inserir neste meio também. Para isso, uma ferramenta que pode ser inserida no meio escolar é o Kahoot, que ... -
Ensinando sobre crosta terrestre para alunos do 6º ano de uma escola pública atraves de coleta de campo e observação
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Quando falamos em educação, sabemos que não basta dominar o conteúdo conceitual ou tradicional para atingir uma aprendizagem satisfatória em sala de aula. Hoje necessitamos de meios para que os alunos se tornem os protagonistas ... -
As plantas alimentícias não convencionais (PANC) no Instituto Olívia
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A sustentabilidade necessita estar presente em todas as atitudes individuais, afinal, tornar-se-ia incongruente autoafirmar-se “meio sustentável”. A adoção de práticas sustentáveis na alimentação é iniciativa que precisa ... -
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. ... -
Reflexões sobre o ensino de astronomia no ensino fundamental II a partir das atividades teóricas e práticas da Olimpíada Brasileira de Astronomia - OBA
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho teve como objetivo apresentar as reflexões sobre o ensino de conhecimentos básicos de Astronomia e Astronáutica a partir da realização das atividades teóricas e práticas propostas pela Olimpíada Brasileira ... -
Percepções e conhecimentos dos índios Kaingang da área indígena Monte Caseros, no município de Ibiraiaras-RS, sobre PANC’s e fitoterapia
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A educação indígena, tem uma cultura riquíssima, porém, pouco conhecida pelas pessoas e o resgate é importante não apenas para os indígenas, como para todos, visto que pertencemos a mesma história. Sabe-se da importância ... -
Busca de estratégias para qualificar os processos de participação e de aprendizagem de estudantes no ensino fundamental em Ciências
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A sociedade vive em constante transformação e muitas formas de ensinar estão sendo repensadas. Alguns conteúdos, apesar de serem ministrados teoricamente não trazem uma aplicabilidade no contexto no qual o aluno está ... -
Sequência didática : consequências do descarte incorreto, reaproveitamento e a separação do lixo domiciliar para o ensino de Ciências
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo apresenta uma estratégia didática, desenvolvida no âmbito da Especialização Ciência é 10!, que tem por objetivo executar ações de conscientização dos alunos sobre a geração e destinação do lixo domiciliar. ... -
Experimentação didática aliada às tecnologias digitais de informação e comunicação : alguns indicadores para materiais mo ensino de Ciências
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A partir das experiências vivenciadas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente no ensino remoto, bem como do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização, este artigo ... -
Transposição didática nas aulas de ciências : Produção de materiais didáticos para as aulas de Ciências no ensino remoto numa escola indígena Guarani Mbyá
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Especialização tem por objetivo relatar e refletir sobre a experiência da autora em docência compartilhada com professores indígenas junto à comunidade indígena Guarani Mbyá da ... -
Ensinando ciências através das tecnologias de imageamento aplicadas na medicina
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Apresentamos uma sequência didática que faz uso da metodologia de projetos para despertar o interesse pela Ciência de alunos do Ensino Fundamental II. O tema escolhido é "As tecnologias de imageamento aplicadas na medicina”, ... -
Importância do ensino por investigação na disciplina de Ciências por meio de uma sequência didática com a temática células
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho possui como tema a importância da investigação no ensino de Ciências partindo do entendimento que o planejamento das aulas de ciências emerge por meio da dúvida, dos questionamentos, de argumentações, ... -
Utilização de escalas e nanociência no ensino básico para explicar o funcionamento das máscaras de proteção contra o SARS-CoV-2
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A pandemia da Covid-19 é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que possui diâmetro médio de 100 nm. A principal forma de transmissão deste vírus é por meio de gotículas de saliva e aerossóis. O uso da máscara é fundamental ... -
Educação alimentar de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública do RS : uma necessidade de melhoria
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho teve por objetivo reestruturar as rotinas alimentares de 15 estudantes de 6º ano de uma escola pública de ensino fundamental do município de Eldorado do Sul/RS. Utilizou-se uma análise qualitativa apoiada em ... -
A pandemia e o ensino de Química por investigação : a farsa da ivermectina
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo originou-se de pesquisa qualitativa a partir de fontes bibliográficas e documentais onde através de uma análise criteriosa buscou-se ferramentas para a elaboração de uma sequência didática baseada no ... -
O uso da horta escolar como uma proposta de metodologia ativa de aprendizagem baseada em projetos (ABP) para o ensino de Ciências
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]A escola é um espaço de inúmeras descobertas, onde a aprendizagem pode se desenvolver de diferentes maneiras, por meio das relações mútuas, de diálogo, respeito entre todos os envolvidos. Para que essa aprendizagem ocorra ... -
Percepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científico
(2021) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de indicadores de qualidade ambiental, especificamente, a qualidade do ar, pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Jacob Hoff, por meio de levantamento e ...