• Lixo e reciclagem : abordagens estatísticas 

      Nascimento, Cátia Elisabete Hoisler do (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tratou do ensino de Estatística abordando o tema Lixo e Reciclagem e esteve voltado para alunos da 7ª série do ensino fundamental. Seu objetivo foi sensibilizar os alunos em relação às questões ambientais, ...
    • Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade 

      Menegat, Maristela Ferrari (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta prática pedagógica teve por objetivo buscar novas abordagens para o ensino de razão e proporcionalidade propondo uma mudança nas práticas usuais, a fim de contribuir para melhorar o cenário encontrado em muitas escolas. ...
    • Novas tecnologias e aprendizagem ativa : uma proposta didática para o ensino da matemática 

      Gonçalves, Emanueli Decezaro (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas de matemática, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Fundamental. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o ...
    • Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática 

      Dalabona, Jurema de Souza (2005) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Essa monografia propõe uma reflexão sobre a necessidade da matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo esse que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo, propondo uma nove forma ...
    • Resolução de problemas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática : uma discussão possível 

      Camargo, Jarbas Dionísio (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      No presente trabalho são relatadas três experiências, interferências nos processos de ensino e de aprendizagem de matemática em sala de aula, realizadas como exigência do curso Matemática, Mídias Digitais e Didática, no ...
    • Smartphones : instrumentos de apoio ao ensino de matemática no ensino fundamental 

      Durão, Zeli da Silva (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Com esta pesquisa pretende-se verificar as possibilidades de inclusão do uso de smartphones, nas aulas de matemática, no ensino fundamental. O tema abordado foi: Smartphones - Instrumentos de apoio ao ensino de matemática ...
    • A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática 

      Strottmann, Clara Izabel (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Tendo-se em vista a ampla grade curricular do Ensino Médio, fez-se uma pesquisa numa turma de 2º ano do Ensino Médio da ETE Monteiro Lobato, objetivando-se compreender se a utilização do ensino híbrido, utilizando o AVA ...