• Os jardins de recreio nas praças de Porto Alegre : uma experiência de educação integral no início do século XX 

      Mayboroda, Fabiana Gazzotti (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta uma descrição de experiência de Educação Integral, acontecida nas praças de Porto Alegre, no começo do século XX, chamada de “Jardins de Recreio”. Com abordagem da História Cultural, objetivou-se ...
    • O jogo digital: a matemática na 4º série do Ensino Fundamental 

      Schmitt, Viviane Peccin (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho é o resultado de um estudo sobre o uso do jogo digital, na quarta série do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada, no segundo semestre de 2012, com alunos de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, ...
    • O jogo digital como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem 

      Nunes, Fabiane Paim Pimentel (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho pretende refletir sobre a importância de se utilizar jogos em ambientes escolares como ferramentas de auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Destacando o uso dos jogos interativos na prática ...
    • Jogo digital : just dance now na educação física escolar. 

      Souza, Telma da Silva (2018) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O Ciberespaço (ambiente virtual) já é uma realidade presente na vida do ser humano e, por este motivo, não podemos negar a perspectiva de uma aproximação dos jogos eletrônicos à Educação escolar, a fim de possam ser ...
    • Jogo digital : um auxílio no processo de alfabetização 

      Pizarro, Estela Maria Belloli (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta monografia é uma pesquisa qualitativa que objetiva demonstrar a importância dos jogos digitais no processo de alfabetização. Existem inúmeros métodos de alfabetização, onde cada docente busca utilizá-los de maneira ...
    • O jogo e o brincar na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na escola 

      Ribeiro, Carla Rejane Santos (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o papel do jogo e do brincar baseado em uma proposta lúdica de ensino, destacando as suas implicações dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades ...
    • Jogos digitais e suas contribuições no ensino das quatro operações matemáticas no quinto ano do Ensino Fundamental 

      Gonçalves, Vanderlise Barbosa (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta a pesquisa sobre os jogos digitais e as contribuições que podem trazer no ensino das quatro operações matemáticas para os alunos do quintos ano do ensino fundamental. Foi realizada na Escola Municipal ...
    • Jogos digitais matemáticos : uma experiência com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental 

      Souza, Daiane Ignácio de Aguiar de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho teve uma abordagem qualitativa e apresenta o relato de experiência da utilização de três jogos digitais matemáticos em uma turma de 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Barão de Santo Ângelo ...
    • Jogos digitais na aprendizagem 

      Benedetti , Neci Biasin (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esse trabalho aborda a importância da utilização dos jogos digitais no ensino fundamental. A ideia para este tema surgiu a partir do curso de Pós-Graduação Mídias na Educação, oferecido pela Universidade Federal do Rio ...
    • Jogos digitais na educação infantil 

      Cardoso, Gecilda Quintanilha (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como finalidade identificar a importância da utilização dos jogos digitais no estágio pré-operatório da educação infantil. Para tanto, escolheu-se realizar a pesquisa qualitativa em uma escola de ...
    • Jogos digitais na educação infantil : perspectivas docentes e demandas para a formação 

      Oliveira, Elaine Gislei Camargo de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo de caso trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola municipal de educação infantil do município de São Leopoldo. A origem da pesquisa deve-se a inquietude da pesquisadora em saber quais ...
    • Jogos digitais na educação matemática 

      Vergütz, Lucinéia (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo tem como objetivo verificar se o uso de jogos digitais auxilia no desenvolvimento e aprendizagem da matemática, podendo ser úteis na formação do ser humano, ajudando o aluno a compreender os conteúdos trabalhados ...
    • Jogos digitais no ensino de Arte : instrumento de análise crítica de jogo digital 

      Fadanelli, Débora Lúcia (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta pesquisa apresenta um instrumento de análise crítica de jogo digital como ferramenta de aprendizagem no ensino de arte, elaborado a partir da investigação bibliográfica sobre jogos digitais e suas características ...
    • Jogos digitais no processo de alfabetização matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : uma revisão a partir das pesquisas científicas brasileiras 

      Scheffer, Natacha (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais contribuições dos jogos digitais para os processos de ensino e aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A questão mobilizadora do ...
    • Jogos digitais podem contribuir para alunos com déficit de atenção e hiperatividade? 

      Ferronatto, Rosane Marli (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Os jogos digitais já conquistaram os mais diferentes públicos ao redor do mundo, e muitos defensores do uso de jogos, alegam que os mesmos contribuem para o desenvolvimento de habilidades necessárias no mundo informatizado ...
    • Os jogos educacionais na alfabetização : ultrapassando dificuldades no ensino fundamental I 

      Alves, Ana Lúcia Veleda (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Somos membros de uma sociedade cujo ato de ler e escrever são de essencial importância para a comunicação. Entretanto, nos dias atuais, a utilização de aparelhos de multimídia, tornou-se fundamental para que possamos estar ...
    • Jogos eletrônicos : seus encantos e colaborações para o programa mais educação 

      Hernandes, Matheus Peregrina (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Com o objetivo de contribuir com as discussões sobre a Educação Integral proponho aqui uma pesquisa centrada nos jovens, nos jogos eletrônicos e seus encantos. Utilizando um questionário aplicado a turmas do 6° ao 9° ano ...
    • Jogos interativos : contribuição na alfabetização 

      Dorigan, Daniela (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho foi elaborado a partir da relevância e da contribuição das mídias em relação ao processo de alfabetização como prática social e vital, e procurou refletir sobre alfabetização e o uso dos jogos interativos ...
    • Os jogos na oficinas de letramento do Mais Educação 

      Lemke, Lionir Maria da Silva (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho busca relatar a experiência de pesquisa vivenciada no curso de especialização em Educação Integral, cuja análise teve como foco principal o uso de jogos e outras atividades lúdicas na aprendizagem dos ...
    • Jogos no ensino das ciências e a neuroeducação na educação básica 

      Oliveira, Cristina Schuch de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem a intenção de discutir sobre as possibilidades metodológicas da aplicação de conceitos da neurociência aliadas a utilização dos jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem na área das ciências ...