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Um passeio por caminhos invisíveis: fontes de informação sobre o Bará do Mercado

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Um passeio por caminhos invisíveis: fontes de informação sobre o Bará do Mercado

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Título Um passeio por caminhos invisíveis: fontes de informação sobre o Bará do Mercado
Autor Aguiar, Patrícia Adorno
Orientador Oliveira, Lizete Dias de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Fontes de informação
Patrimônio cultural
Religiões afro-brasileiras
[en] Background african religions
[en] Equity
[en] Market’s bara
[en] Oral history
[en] Sources of information
Resumo Estudo exploratório que analisa as fontes de informação de um bem cultural de natureza imaterial da cidade de Porto Alegre, o Bará do Mercado. Sob uma ótica cultural e patrimonial, este estudo parte de uma analise histórica e coleta de entrevistas. Analisando os rituais realizados neste espaço pelas religiões de Matriz Africana, com o intuito de reconhecer e destacar costumes e tradições, dos grupos e indivíduos que preservam a Tradição do Bará do Mercado. Este trabalho resgata valores religiosos e de identidade negra da cidade de Porto Alegre, oferecendo com isso subsídios para o cumprimento da Lei 10.639/2003 que torna obrigatórios conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares.
Abstract An exploratory study that analyzes the sources of information of an intangible cultural good from Porto Alegre city, the Bara from the public Market. From a cultural and heritage point of view this study starts with a historical analysis and data from interviews. Analyzing the rituals performed by religions from an African background in order to recognize and highlight behaviors and traditions from groups and individuals who preserve the tradition of the Bara from the Market. This work rescues religious values and the black identity from Porto Alegre, thus subsidizing it to abide the Law 10.639 / 2003 that makes mandatory African-Brazilian and African culture and history in schools curriculum.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122430
Arquivos Descrição Formato
000971226.pdf (2.083Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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