Repositório Digital

A- A A+

Elementos melódicos e gestuais recorrentes em duas peças para flauta transversal de Bruno Kiefer : notas soltas e notas irresponsáveis

.

Elementos melódicos e gestuais recorrentes em duas peças para flauta transversal de Bruno Kiefer : notas soltas e notas irresponsáveis

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Elementos melódicos e gestuais recorrentes em duas peças para flauta transversal de Bruno Kiefer : notas soltas e notas irresponsáveis
Autor Prates, Vinícius Dias
Orientador Carvalho, Any Raquel Souza de
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Assunto Flauta transversal
Gesto musical
Kiefer, Bruno 1923-1987.
Teoria pós-tonal
[en] Flute
[en] Melodic elements
[en] Musical gestures
[en] Post-tonal theory
Resumo Este trabalho apresenta um estudo analítico dos elementos melódicos e gestuais presentes em Notas Soltas (1978) para flauta transversal solo e Notas Irresponsáveis (1986/87) para trio de flautas transversais de Bruno Kiefer. O livro Introduction to Post-Tonal Theory de Joseph Straus é utilizado como referencial teórico para a abordagem melódica. Buscamos identificar quais são os padrões de escrita empregados pelo compositor e procurar relações entre as duas peças. Utilizamos o catálogo de Gestos Musicais apresentados por Luciane Cardassi em A música de Bruno Kiefer : "terra", "vento", "horizonte" e a poesia de Carlos Nejar. Através dos resultados dessas análises, procuramos entender como se dá a escrita idiomática do compositor, bem como encontrar traços em comum entre repertório escolhido para essa pesquisa e obras de Kiefer investigadas por outros autores.
Abstract The purpose of this work is to present an analytical study of the melodic elements and gestures in Bruno Kiefer’s pieces entitled Notas Soltas (1978) for solo flute and Notas Irresponsáveis (1986/87) for flute trio. The theoretical framework for the melodic approach is based on Joseph Straus’ Introduction to Post-Tonal Theory. The aim has been to identify the musical patterns employed by the composer and their relationship in both works. The catalogue of Musical Gestures compiled by Luciane Cardassi in A música de Bruno Kiefer: "terra", "vento", "horizonte" e a poesia de Carlos Nejar was also used. Through the analyses of these two works it was possible to understand the idiomatic character of Kiefer’s style, while finding common traces in other works by the same composer.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/122543
Arquivos Descrição Formato
000968392.pdf (12.80Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.