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Gargalos à expansão da produção e comercialização do algodão agroecológico : o caso de uma associação de produtores familiares no nordeste do Brasil

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Gargalos à expansão da produção e comercialização do algodão agroecológico : o caso de uma associação de produtores familiares no nordeste do Brasil

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Título Gargalos à expansão da produção e comercialização do algodão agroecológico : o caso de uma associação de produtores familiares no nordeste do Brasil
Outro título Bottlenecks to the expansion of production and commercialization of agro-ecological cotton : the family farmers association in northeast Brazil case
Autor Zucatto, Luis Carlos
Medeiros, Haroldo de Sá
Silva, Tania Nunes da
Souza, Mariluce Paes de
Resumo O objetivo deste estudo é identificar gargalos à expansão da produção e comercialização do algodão agroecológico produzido por agricultores familiares do Nordeste do Brasil integrantes da Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá – Ceará (Adec). Na realização do estudo observou-se a abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas e nas Web Pages de organizações envolvidas nessa atividade. Como principais resultados, o estudo mostra que os compradores de algodão agroecológico da ADEC são empresas que compõem a Rede Justa Trama e a Veja (empresa francesa que utiliza o produto para a produção de tênis e confecções com apelos de comércio justo). Há evidências de que a escala se constitua em um gargalo para a expansão da produção e comercialização deste produto. A regularidade da produção, na Adec, é fortemente influenciada pela rotatividade de agricultores na produção do algodão agroecológico, assim como por questões climáticas. Já a falta de formação de capital de giro seria um gargalo preponderante para o financiamento da produção. O preço, no momento do levantamento dos dados, era de R$ 25,00 por arroba e era válido desde 2006. Como principal contribuição o estudo evidencia a estratégia do Grupo de Agroecologia e Mercado, que se articula enquanto elemento inovador no que diz respeito à forma de organização da produção do algodão agroecológico e na formação de preços para o mesmo.
Abstract This study aims to identify bottlenecks to the expansion of production and commercialization of agro-ecological cotton produced by Family farmers in the Northeast of Brazil associated to the ADEC (Association for Educational and Cultural Development, Taua – Ceará). In conducting the study we observed a qualitative approach in collecting data through interviews and the Web Pages of organizations involved in this activity. As main results, the study suggests that buyers of Adec agroecological cotton are companies that make up the Justa Trama Network and Veja (French company that uses the product for the production of shoes and clothing with fair trade appeals). There are evidences that the scale would constitute a relevant bottleneck for the expansion of production and marketing of this product. The production regularity, in the Adec, is strongly influenced by farmers turnover in agroecological cotton production, as well as climate issues. Already, the lack of formation for floating capital would be a major bottleneck for production financing. The price at the time of the data collection, was R$ 25.00 per arroba and watches since 2006. The main contribution of the study highlights the Strategy for Agroecology and Market Group, which is articulated as an innovative element in relation to the form of organization of agroecological cotton production and pricing for the same.
Contido em Desenvolvimento em questão : revista do programa de pós-graduação em desenvolvimento. Ijuí. Vol. 13, n. 31 (jul./set. 2015), p. 228-258
Assunto Agricultura familiar
Agroecologia
Algodão
Brasil
Comercialização
Economia solidária
Produção agrícola
[en] Agroecological cotton
[en] Bottlenecks
[en] Fair trade
[en] Solidary economy
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/122653
Arquivos Descrição Formato
000970210.pdf (164.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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