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Movimentos que mexem com o público : a presença de recursos de animação em campanhas de responsabilidade social

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Movimentos que mexem com o público : a presença de recursos de animação em campanhas de responsabilidade social

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Título Movimentos que mexem com o público : a presença de recursos de animação em campanhas de responsabilidade social
Autor Friedrich, Daniela Rissi
Orientador Kowarick, Adriana Coelho Borges
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Publicidade
Responsabilidade social
[en] Animation
[en] Marketing 3.0
[en] Propaganda
[en] Social responsibility
Resumo Este trabalho propõe um exame sobre a presença de técnicas de animação em propagandas de caráter social. Através das metodologias de pesquisa bibliográfica e documental, primeiramente, são trabalhados aspectos de responsabilidade social no contexto do marketing de organizações e empresas. São identificadas as fases do marketing até se chegar na atual, a 3.0, na qual a preocupação das marcas com o desenvolvimento da sociedade é tendência. Em seguida, conceitos sobre animação são apresentados. São trabalhadas definições para esta arte, seu histórico e características técnicas e linguísticas. Após, é dado um enfoque no histórico da animação em favor da comunicação publicitária. No capítulo seguinte, é feita a análise aliando os conceitos apresentados com uma pesquisa documental. Através do exame feito neste trabalho, são propostos cinco tópicos de discussão de como as técnicas de animação podem contribuir em campanhas de responsabilidade social. Constata-se que esses aspectos da animação podem trazer benefícios para propagandas de caráter social.
Abstract This current work proposes an analysis of the use of animation techniques in social propaganda. First of all, based on bibliographical and documental research, this work presents concepts of social responsibility in the context of marketing inside an organization and company environment. It’s identified the marketing phases until the present one, the 3.0, phase in which brands tend to worry more about the development of society. Afterwards, this study approaches the matter of animation concepts. It’s presented some definitions, brief history and technical and linguistic aspects of animation. The following chapter focuses on the history between propagandas and animation. The chapter after that contains the examination of the formerly presented knowledge associated with the documental research. Through the analysis made in this study, it is proposed five topics in which it is discussed how animation techniques can contribute in socially responsible advertising campaigns. The examination shows that the proposed aspects of animation can benefit social propaganda.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122679
Arquivos Descrição Formato
000971468.pdf (1.818Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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