Repositório Digital

A- A A+

Produção, distribuição e interação : um estudo sobre o Netflix e a nova dinâmica de consumo audiovisual

.

Produção, distribuição e interação : um estudo sobre o Netflix e a nova dinâmica de consumo audiovisual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Produção, distribuição e interação : um estudo sobre o Netflix e a nova dinâmica de consumo audiovisual
Autor Mariano, Bruna Maiara Xavier
Orientador Rodrigues, André Iribure
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Cultura da convergência
Facebook (Site)
Televisão (Comunicação)
[en] Computer-mediated interaction
[en] Convergence culture
[en] Netflix
[en] Online TV
Resumo Esta monografia objetiva analisar de que forma o Netflix difunde um novo modo de assistir televisão e oportuniza, através de sua fanpage no Facebook, a interação e o engajamento do público. O Netflix é um serviço de TV online por assinatura que surge em um contexto de convergência midiática e consumo audiovisual não linear e multiplataforma. Em um primeiro momento, a revisão teórica mostra um panorama histórico da televisão no Brasil, tratando de seus principais marcos tecnológicos e também as mudanças sociais proporcionadas por ela. Em seguida, é apresentada a cultura da convergência, a qual é relacionada a temas como a cultura das séries, a teoria da cauda longa e o marketing 3.0. Também são trazidas questões ligadas à interação e à comunicação mediadas por computador e o relacionamento do público em rede. Através do estudo de caso, aliado a aspectos da análise de discurso mediada por computador, realizou-se uma análise da plataforma de consumo online do Netflix e também de sua fanpage na rede social Facebook. Os resultados encontrados permitem identificar que a página do serviço na rede social se mostra como parte indissociável da plataforma de distribuição do Netflix. Além disso, puderam-se observar alterações na lógica tradicional da cadeia de produção, distribuição e consumo de audiovisual no ambiente online.
Abstract The research aims to analyze how Netflix disseminates a new way of watching TV, as well as how it allows interaction and engagement of its audience through its Facebook page. Netflix is a an on-demand Internet streaming media provider that emerges in a context of media convergence and nonlinear multi-platform audiovisual consumption. As an initial step, a theoretical revision presents an historical overview of television in Brazil, focusing on the main technological turning points and social changes brought by its development. Subsequently, the concept of convergence culture will be presented – also bringing to discussion topics like TV series culture, long tail theory and marketing 3.0. Moreover, matters regarding interaction, computer-mediated communication and online social relations will be addressed likewise. Through the case study, combined with aspects of computer-mediated discourse analysis, a scrutiny of the online consumption platform of Netflix – and of its Facebook page – was conducted. The results obtained identify that the page on the social network (Facebook) is indissociable from Netflix distribution platform. Furthermore, alterations in the traditional logic of the production chain and modifications in the distribution and consumption of audiovisual products were also observed.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122681
Arquivos Descrição Formato
000971470.pdf (1.767Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.