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Personagens licenciados e práticas de consumo de crianças de sete a doze anos

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Personagens licenciados e práticas de consumo de crianças de sete a doze anos

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Título Personagens licenciados e práticas de consumo de crianças de sete a doze anos
Autor Salbego, Amanda Fleig Mayer
Orientador Piedras, Elisa Reinhardt
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Criança
Marketing
Publicidade
[en] Advertising
[en] Childhood
[en] Food consumption
[en] Licensing
Resumo Este trabalho aborda os recursos de comunicação e marketing utilizados pelas marcas com o objetivo de atingir o público infantil, mais especificamente o licenciamento de personagens. Tem como objetivo estudar a relação que crianças e pais estabelecem com personagens, e entender se a utilização do licenciamento destes personagens condiciona o consumo de produtos alimentícios. A etapa teórica contempla as etapas do desenvolvimento infantil, abordadas por pensadores da psicologia, e conceitos centrais de marketing, publicidade e consumo. A metodologia deste trabalho conta com pesquisa bibliográfica, com abordagem exploratória, e entrevistas qualitativas com crianças e seus responsáveis. Os resultados indicam que o uso de personagens licenciados em embalagens de produtos alimentícios é importante e alavanca o consumo destes por parte do público infantil, mas a tomada de decisão sobre a alimentação das crianças é definida pelos pais.
Abstract This study addresses the use of communication and marketing resources by brands in order to reach young consumers, specifically the use of licensing. It aims to study the relationship children and their parents create with characters, and to understand if the use of licensing determines the consumption of food products. The theoretical stage of this research includes the steps of child development, addressed by psychology authors, and central concepts of marketing, advertising and consumption. The methodology of this work has bibliographic research, with exploratory approach, and qualitative interviews with children and their parents. The results indicate that the use of characters in food packaging is important and boosts the consumption of these by children, but the decision about infant feeding is mainly defined by the parents.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/122690
Arquivos Descrição Formato
000971473.pdf (730.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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