Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorSalbego, Amanda Fleig Mayerpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-25T02:32:43Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122690pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda os recursos de comunicação e marketing utilizados pelas marcas com o objetivo de atingir o público infantil, mais especificamente o licenciamento de personagens. Tem como objetivo estudar a relação que crianças e pais estabelecem com personagens, e entender se a utilização do licenciamento destes personagens condiciona o consumo de produtos alimentícios. A etapa teórica contempla as etapas do desenvolvimento infantil, abordadas por pensadores da psicologia, e conceitos centrais de marketing, publicidade e consumo. A metodologia deste trabalho conta com pesquisa bibliográfica, com abordagem exploratória, e entrevistas qualitativas com crianças e seus responsáveis. Os resultados indicam que o uso de personagens licenciados em embalagens de produtos alimentícios é importante e alavanca o consumo destes por parte do público infantil, mas a tomada de decisão sobre a alimentação das crianças é definida pelos pais.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the use of communication and marketing resources by brands in order to reach young consumers, specifically the use of licensing. It aims to study the relationship children and their parents create with characters, and to understand if the use of licensing determines the consumption of food products. The theoretical stage of this research includes the steps of child development, addressed by psychology authors, and central concepts of marketing, advertising and consumption. The methodology of this work has bibliographic research, with exploratory approach, and qualitative interviews with children and their parents. The results indicate that the use of characters in food packaging is important and boosts the consumption of these by children, but the decision about infant feeding is mainly defined by the parents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectLicensingen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectFood consumptionen
dc.titlePersonagens licenciados e práticas de consumo de crianças de sete a doze anospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971473pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples