Repositório Digital

A- A A+

Um estudo teórico sobre a síndrome da Münchausen por procuração

.

Um estudo teórico sobre a síndrome da Münchausen por procuração

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um estudo teórico sobre a síndrome da Münchausen por procuração
Autor Braga, Mariana da Silva
Orientador Levandowski, Daniela Centenaro
Piccinini, Cesar Augusto
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica : Infância e Família.
Assunto Síndrome de Munchausen
Transtornos mentais
Resumo Este artigo apresenta uma revisão da literatura nacional e internacional, realizada através de consulta a bases de dados eletrônicas dee artigos e livros disponíveis publicados nos últimos 15 anos, sobre a Síndrome de Münchausen por Procuração Essa síndrome é caracterizada como uma forma de abuso físico e emocional, na qual o perpetrador, geralmente a mãe, simula ou produz doenças no (a) filho(a), a fim de obter atenção médica. Este transtorno é considerado bastante nocivo à saúde física e emocional da criança, causando, muitas vezes, graves seqüelas ou mesmo a morte. Os trabalhos revisados foram apresentados em dois grandes blocos: aspectos históricos, caracterização, conceituação e diagnóstico da síndrome e características do perpetrador. A literatura aponta que ainda existe uma carência de conhecimentos relativos à síndrome, principalmente nos países de língua não inglesa, como o Brasil. O reconhecimento desta doença por parte das equipes de saúde é o primeiro passo para o seu tratamento, que abrange as esferas públicas e privadas, de saúde, assistência social e jurídica.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12293
Arquivos Descrição Formato
000606736.pdf (59.93Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.