Repositório Digital

A- A A+

A percepção dos servidores do Centro de Saúde Santa Marta sobre qualidade de vida no trabalho

.

A percepção dos servidores do Centro de Saúde Santa Marta sobre qualidade de vida no trabalho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A percepção dos servidores do Centro de Saúde Santa Marta sobre qualidade de vida no trabalho
Autor Alves, Rute Beatriz
Orientador Garay, Angela Beatriz Scheffer
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde.
Assunto Gestão : Saúde
Políticas públicas de saúde
Qualidade de vida : Trabalho
Resumo Há algum tempo, o termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) está presente no diaa- dia das pessoas, que cada vez mais buscam uma melhoria nas suas condições de vida, maior bem-estar e sensação de satisfação. O presente estudo objetivou identificar a percepção dos servidores do Centro de Saúde Santa Marta sobre Qualidade de Vida no Trabalho. O método empregado foi um estudo de caso exploratório, com análise qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados, através de um questio nário desenvolvido para atender os objetivos desta pesquisa, respondido por 130 servidores (67%), dos que na época prestavam seus serviços no C.S. Santa Marta. Os resultados do estudo indicaram que os servidores em sua maioria, encontram-se “regularmente satisfeitos” a “satisfeitos” com os fatores que se relacionam à QVT, sendo que os itens “autonomia para realizar tarefas e relacionamento interpessoal com os colegas” apresentam-se como principais responsáveis pela satisfação, enquanto que os itens “salário, disponibilização de materiais e fluxo de informações” são os que mais contribuem para a insatisfação dos mesmos. Os fatores ambientais, segundo a percepção dos servidores, são os que mais contribuem para a sua insatisfação. Tais resultados apontam a necessidade da organização dar estímulo à continuidade aos fatores que causam satisfação e atentar para os pontos críticos de insatisfação.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12302
Arquivos Descrição Formato
000567414.pdf (264.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.