Repositório Digital

A- A A+

No limite entre a vida e a morte : um olhar clínico sobre a relação pais/bebê numa UTI neonatal

.

No limite entre a vida e a morte : um olhar clínico sobre a relação pais/bebê numa UTI neonatal

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título No limite entre a vida e a morte : um olhar clínico sobre a relação pais/bebê numa UTI neonatal
Autor Baldissarella, Lisiane Gonçalves
Orientador Dell'Aglio, Debora Dalbosco
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar.
Assunto Bebê
Criança hospitalizada
Mãe : Psicologia
Pai : Psicologia
Psicologia hospitalar
Relação pais-filhos
Resumo Este trabalho teve como objetivo discutir a importância da relação pais/bebê em situação de internação em UTI Neonatal, através da descrição de um estudo de caso único. Este trabalho foi desenvolvido a partir do acompanhamento psicológico realizado com os pais de um bebê que nasceu com atrofia cerebral e que permaneceu na UTI Neonatal de um hospital público de Porto Alegre, por um período de três meses. Algumas entrevistas foram realizadas somente com a mãe e outras com o casal, já que a mãe permanecia durante o dia no hospital e o pai trabalhava. No início do acompanhamento psicológico, foram observados sentimentos de culpa dos pais, por se sentirem responsáveis pela malformação do filho, assim como dificuldades para se vincularem ao recém-nascido. Através do atendimento realizado, a mãe pode falar sobre seus sentimentos, dividindo seus medos e angústias, e pode compreender melhor a realidade de seu filho, permitindo se aproximar do bebê e participar dos cuidados básicos.Aos poucos, pode ser observado que os pais conseguiram estabelecer trocas com o bebê, acariciá-lo e conversar com o mesmo, formando um vínculo afetivo. Embora o quadro clínico do bebê fosse grave e o mesmo tenha vindo a óbito, o apoio psicológico colaborou para que os pais conseguissem aceitar sua perda. Destaca-se a importância de trabalhos de acompanhamento psicológico às famílias de bebês em situação de internação hospitalar no período pós-natal.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12305
Arquivos Descrição Formato
000594253.pdf (78.68Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.