Repositório Digital

A- A A+

Percepções e atitudes do consumidor porto-alegrense sobre medicamento genérico : um estudo exploratório

.

Percepções e atitudes do consumidor porto-alegrense sobre medicamento genérico : um estudo exploratório

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Percepções e atitudes do consumidor porto-alegrense sobre medicamento genérico : um estudo exploratório
Autor Borges, Márcia Corrêa
Orientador Santos, Cristiane Pizzutti dos
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde.
Assunto Consumidor : Comportamento
Gestão em saúde
Percepção
[en] Consumer
[en] Generic drugs
[en] Perception and attitude
Resumo Este estudo objetiva investigar as percepções e atitudes do consumidor portoalegrense em relação ao medicamento genérico. Para alcançá-lo, foi feito um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde primeiramente foi realizada uma coleta de dados secundários e a seguir foram feitas entrevistas em profundidade com 25 consumidores de medicamentos. A amostra foi não-probabilística por conveniência. Os principais resultados obtidos foram que os entrevistados de maneira geral, sabiam o que é medicamento genérico, verificou-se também que a grande maioria tinha conhecimento que o medicamento genérico é igual ao medicamento de marca e esse conhecimento foi advindo principalmente pelos meios de comunicação. E a vantagem percebida no medicamento genérico pelos entrevistados foi o fator preço. Ressalta -se que avaliar a percepção e a atitude do consumidor é fundamental para a elaboração de estratégias de comunicação e venda, bem como servir de auxílio em campanhas de esclarecimento realizadas pelo Governo.
Abstract This study objective to investigate consumers from the city of Porto Alegre, RS, as to their perceptions and attitudes related to generic drugs. A qualitative study was made where secondary data were collected, and, subsequently, 25 consumers were interviewed in depth. The sample for this study was random. The main results obtained were that the users, in general, understood what a generic drug is. It was also verified that the drug users know that generics are the same as the original drugs and, for the most, consumers had acquired this knowledge through mediums of communications. It was reported that the advantage of generic drugs was the price. It can be emphasized that it is fundamental to evaluate the perception and attitudes of consumers in order to elaborate communication and sales strategies, as well as aid in educational campaigns carried out by the governmental institutions.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12307
Arquivos Descrição Formato
000559734.pdf (113.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.