Repositório Digital

A- A A+

Acolhimento em um centro de saúde : a questão do fornecimento de medicamentos

.

Acolhimento em um centro de saúde : a questão do fornecimento de medicamentos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Acolhimento em um centro de saúde : a questão do fornecimento de medicamentos
Autor Lima, Inês Fátima Almeida
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde.
Assunto Gestão : Saúde
Políticas públicas de saúde
Satisfação do usuário
Serviços de saúde
Resumo O presente trabalho procura avaliar a satisfação do usuário quanto aos serviços prestados pela farmácia do Centro de Saúde Santa Marta, localizada no município de Porto Alegre. Foram realizadas 425 entrevistas, com questões abordando as características demográficas dos usuários, local de procedência e do atendimento médico e grau de satisfação com os serviços prestados pela farmácia. Através de duas questões abertas, foi enfocado o motivo da procura pelo local específico e colhidas sugestões para melhorias do serviço. Também foi feito o levantamento do número de medicamentos fornecidos, não fornecidos e do motivo do não-fornecimento. A análise dos dados demonstrou que a maioria dos usuários é do sexo feminino, tem idade acima de 30 anos, 1º grau completo, mora em Porto Alegre, foi atendida no município e freqüenta o serviço há menos de cinco anos. A oferta de medicamentos não atende totalmente a demanda e os motivos do não-fornecimento indicam a necessidade de novos estudos. O serviço de informações por telefone e o tempo de espera na fila foram os atributos que apresentaram os menores graus de satisfação, enquanto o atendimento dos funcionários e os serviços de portaria foram avaliados como bons ou muito bons pela maioria dos usuários da amostra. O principal motivo da procura por este local específico é a disponibilidade de medicamentos e a sugestão mais citada é que seja aumentada sua oferta. Verificou-se, entretanto, que apesar da necessidade de algumas melhorias e do fato da oferta de medicamentos se mostrar insuficiente, o usuário da farmácia demonstra-se satisfeito com os serviços prestados pela mesma.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12320
Arquivos Descrição Formato
000567118.pdf (316.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.