Repositório Digital

A- A A+

Como motivar os trabalhadores para otimizar as práticas de gestão de recursos humanos no núcleo do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul?

.

Como motivar os trabalhadores para otimizar as práticas de gestão de recursos humanos no núcleo do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como motivar os trabalhadores para otimizar as práticas de gestão de recursos humanos no núcleo do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul?
Autor Maciel, Lorimar dos Santos
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde.
Assunto Gestão : Saúde
Políticas públicas de saúde
Recursos humanos : Motivacao
Resumo Este trabalho tem como objetivo fornecer subsídios que possam auxiliar as pessoas que ocupam funções de gestão de pessoas, pertencentes a organização administrativa no processo de motivação de seus funcionários. O método utilizado foi o estudo de caso de caráter exploratório-descritivo realizado no Serviço de Recursos Humanos do Núcleo do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul. Elaborou-se esta pesquisa para avaliar a motivação de uma amostra de funcionários deste Ministério, visando conhecer os principais fatores que a favorecem e a desfavorecem, a fim de otimizar as práticas de gestão de recursos humanos. Os sujeitos da pesquisa são trinta servidores do Serviço de Recursos Humanos que atuam nos seguintes setores: Central de Atendimento ao Servidor, Cadastro, Lotação, Disciplina Administrativa, Pagamento, Freqüência, Perícia Médica, Tempo de Serviço, Inativos, Equipe de Processos Judiciais, Arquivo, Capacitação, Responsável pelo RH. A coleta de dados foi feita através de questionário autopreenchido individualmente e os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente. O primeiro bloco apresentou variáveis dirigidas a identificar o perfil dos respondentes. O segundo bloco tratou de 22 questões (objetivas e descritivas), O terceiro bloco apresentou questões abertas, buscando identificar a opinião espontânea dos respondentes. Observou-se que os respondentes não sabiam distinguir motivação de desempenho. Ao analisar os fatores que afetam negativamente a motivação, constatou-se que, em sua maioria, fatores higiênicos (política salarial defasada), insuficiência de pessoal e motivacionais (pouco estímulo à capacitação do servidor). Dentre os fatores que servem de incentivo à motivação para melhorar o desempenho no trabalho foi constatado bom relacionamento com os colegas e superior (relações sociais), segurança no emprego, estímulo à capacitação/ oportunidades de crescimento e realização pessoal pelo trabalho/satisfação. Quando abordadas as suas principais necessidades que precisam ser supridas para melhorar sua motivação para o trabalho evidenciou-se fatores higiênicos, necessidades sociais, segurança, ego e necessidades de auto-realização. As sugestões para suprir suas necessidades e expectativas em relação ao trabalho são: realização de concurso público para suprir a falta de pessoal, estrutura física e material adequado, relações com o grupo e, principalmente, melhorar as condições salariais. As práticas e políticas de Gestão de Recursos Humanos que poderiam motivar seu desempenho e dos demais servidores de Recursos Humanos passam pela capacitação, integração com os colegas do setor e de outros setores e que haja uma política salarial atualizada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12322
Arquivos Descrição Formato
000567346.pdf (296.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.