Repositório Digital

A- A A+

Unidade móvel de saúde : uma alternativa

.

Unidade móvel de saúde : uma alternativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Unidade móvel de saúde : uma alternativa
Autor Nunes Filho, Walter de Campos
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde.
Assunto Gestão : Saúde
Planejamento em saúde
Políticas públicas de saúde
Serviços de saúde
[en] Accessibility
[en] Health planning
[en] Health services
Resumo A acessibilidade dos usuários aos serviços de saúde compreende uma série de fatores que implicam em agentes facilitadores ou limitadores a este acesso. A partir da observação do trabalho desenvolvido pela Unidade Móvel de Saúde de Canoas, no período de 2000 a 2005 e, levando-se em conta que a capacidade de atendimento não atingiu seu potencial de utilização, em razão de restrições técnicooperacionais, o que muitas vezes limitou os deslocamentos, os resultados apresentados nos possibilitam afirmar que a partir de um planejamento estruturado nas necessidades dos usuários, em consonância com as potencialidades e especificidades da equipe técnica no desenvolvimento de programas essenciais e específicos, a Unidade Móvel de Saúde pode ser uma alternativa paliativa, pontual e transitória nas situações que envolvam áreas de risco, populações em situação de vulnerabilidade social e em casos de calamidade ou que promovam risco de agravo à saúde coletiva.
Abstract The accessibility from users to health services includes several factors that may be easily or restrict this access. Observing the actions developed by the Mobile Health Unit from Canoas-RS, between the years of 2000 and 2005, it is possible certify the limits of this services had not been reached, caused by technical or operating problems. The results shows that a structured planning according to the users needs and a technical team, able to develop specific programs, the Mobile Health Units can be a transitory alternative in several cases of risk areas, social vulnerability, calamities or situation that’s offers high risk of worsen the collective health.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12324
Arquivos Descrição Formato
000567432.pdf (589.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.