Digital Repository

A- A A+

O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura

DSpace/Manakin Repository

O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura

Show full item record

Statistics

Title O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura
Author Pereira, Regiane Larréa
Advisor Sperb, Tania Mara
Date 2006
Level Specialization
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica : Infância e Família.
Subject Autonomia
Criança
Desenvolvimento moral
Educação infantil
Moral : Psicologia da crianca
Abstract in Portuguese A escola desempenha um papel importante na formação do indivíduo, preparando-o para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Mais do que um espaço destinado à alfabetização e à aprendizagem de conteúdos, a escola influencia de forma significativa na formação moral. O presente estudo tem por objetivo revisar a literatura sobre a autonomia moral e identificar o papel da educação infantil na construção do ser autônomo. Apesar da relevância do tema, estudos mostram que pais e educadores possuem um conhecimento restrito e tendem a confundir autonomia moral com o senso comum. Para a maioria dos autores, a construção da autonomia moral na criança será possível em um ambiente democrático, constituído por relações de cooperação e respeito mútuo, possibilitado pelas trocas sociais.
Type Work completion of specialization
URI http://hdl.handle.net/10183/12327
Files Description Format View
000594244.pdf (69.60Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.