Repositório Digital

A- A A+

O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura

.

O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel da educação infantil na construção da autonomia moral : uma revisão da literatura
Autor Pereira, Regiane Larréa
Orientador Sperb, Tania Mara
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica : Infância e Família.
Assunto Autonomia
Criança
Desenvolvimento moral
Educação infantil
Moral : Psicologia da crianca
Resumo A escola desempenha um papel importante na formação do indivíduo, preparando-o para a vida em sociedade e para o exercício da cidadania. Mais do que um espaço destinado à alfabetização e à aprendizagem de conteúdos, a escola influencia de forma significativa na formação moral. O presente estudo tem por objetivo revisar a literatura sobre a autonomia moral e identificar o papel da educação infantil na construção do ser autônomo. Apesar da relevância do tema, estudos mostram que pais e educadores possuem um conhecimento restrito e tendem a confundir autonomia moral com o senso comum. Para a maioria dos autores, a construção da autonomia moral na criança será possível em um ambiente democrático, constituído por relações de cooperação e respeito mútuo, possibilitado pelas trocas sociais.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12327
Arquivos Descrição Formato
000594244.pdf (69.60Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.