Repositório Digital

A- A A+

Fluxo de atendimento aos portadores de anemia falciforme em um hospital geral de referência

.

Fluxo de atendimento aos portadores de anemia falciforme em um hospital geral de referência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fluxo de atendimento aos portadores de anemia falciforme em um hospital geral de referência
Autor Schmitt, Sandra
Orientador Misoczky, Maria Ceci Araujo
Data 2006
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Estratégica em Saúde.
Assunto Atenção à saúde
Gestão : Saúde
Políticas públicas de saúde
Resumo O presente estudo descritivo sobre ações para portadores de anemia falciforme tem o propósito de verificar como está organizado, no Hospital da Criança Conceição, o atendimento aos pacientes falcêmicos tendo como referência a normatização ministerial, portaria GM/MS 822/2001, Manual de Diagnóstico e Tratamento de Doenças Falciformes e o PNTN. O Hospital da Criança Conceição foi escolhido por ser referência para o atendimento a doentes falciformes na região Metropolitana de Porto Alegre. O estudo identificou que todos os pacientes têm acesso ao atendimento conforme suas necessidades. No ambulatório é aberto um prontuário em sistema próprio que não cadastra os pacientes e que não tem interface com as bases de dados nacionais, permitindo perdas no registro de informações, resultando na subnotificação de informações para subsidiar ações de monitoramento e avaliação do programa. Conclui-se que é necessário estabelecer mecanismos que promovam a melhoria do fluxo de atenção aos portadores de anemia falciforme através de estratégias que agilizem algumas de suas etapas, bem como adequar a interface das infomações com as bases nacionais, tendo como premissa o atendimento a todos os doentes falcêmicos garantindo assim os princípios do SUS.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12333
Arquivos Descrição Formato
000567423.pdf (148.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.