Repositório Digital

A- A A+

Avaliação de usabilidade do sistema de informação da vigilância alimentar e nutricional no Estado do Rio Grande do Sul

.

Avaliação de usabilidade do sistema de informação da vigilância alimentar e nutricional no Estado do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação de usabilidade do sistema de informação da vigilância alimentar e nutricional no Estado do Rio Grande do Sul
Autor Fernandes, Veralice Maria Gonçalves
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2005
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde.
Assunto Estudo de caso
Gestão : Saúde
Sistemas de informação
Vigilancia alimentar
Resumo Este trabalho propõe a avaliação de usabilidade do Sistema de Informação da Vigilância Alimentar e Nutricional, implantado em processo piloto no Estado do Rio Grande do Sul, como subsídio à análise da qualidade de sistemas no processo de melhoria contínua do produto. A proposta inicial do projeto, previa a efetiva avaliação de uso do sistema; porém, os prazos de finalização não foram coincidentes com o processo de implantação do sistema de informação. Desta forma, estão descritas a metodologia de construção do processo, da aplicação da avaliação e da forma de análise e apresentação dos dados. A metodologia proposta, concentrou-se na identificação de características de qualidade definidas através de normas e documentos técnicos de qualidade de software, na elaboração de lista de verificação para compor o formulário base de avaliação, na aplicação teste do questionário e na definição do processo de análise e avaliação dos dados a serem coletados. Os resultados a serem obtidos buscam a demonstração de que em relação aos requisitos relacionados à exibição da informação, há insatisfação por parte do usuário quanto à consistência, nos aspectos de apresentação visual, comportamentos inesperados, uso de um mesmo ícone para funções diferentes, falha de feedback do sistema e classificação funcional dos comandos de forma inadequada. Em relação aos requisitos relacionados à entrada de dados, não há mecanismos de ajuda disponíveis. Porém, são disponibilizados os documentos necessários à orientação relativa às normas técnicas, tabelas para uso no registro do dado coletado e manual operacional do sistema de informação. Além dos resultados que se buscam alcançar, pretende-se que esta documentação de avaliação direcione esforços no desenvolvimento, para incorporar os itens que não estejam em conformidade com normas de qualidade de software identificadas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12343
Arquivos Descrição Formato
000510528.pdf (122.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.