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Perfil dos consumidores geradores de maiores despesas assistenciais em uma empresa de medicina de grupo do Rio Grande do Sul

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Perfil dos consumidores geradores de maiores despesas assistenciais em uma empresa de medicina de grupo do Rio Grande do Sul

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Estatísticas

Título Perfil dos consumidores geradores de maiores despesas assistenciais em uma empresa de medicina de grupo do Rio Grande do Sul
Autor Silva, Linonrose Vieira da
Orientador Rosa, Roger dos Santos
Data 2005
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde.
Assunto Estudo de caso
Gestão : Saúde
Medicina de grupo
Perfil do cliente
Planos de saúde
[en] Assistence expenses
[en] Diseases prevention
[en] Epidemiologic profile
[en] Health promotion
[en] Private health plan
Resumo O desempenho do setor de saúde suplementar no Brasil tem se caracterizado pela cobertura de eventos curativos e crescimento das despesas assistenciais. Apresenta-se o perfil de 353 consumidores (2,3% do total) responsáveis por R$ 6,87 milhões (35%) dos gastos com despesas assistenciais da unidade administrativa de Porto Alegre – RS de uma operadora de medicina de grupo, durante cinco anos (01/1999 a 12/2003). Estes gastos foram analisados por sexo, faixa etária e nosologia, e foram classificados por ordem decrescente de valor. Os dados usados nesta pesquisa foram obtidos dos sistemas de cadastro e faturamento da organização. Comprovou-se uma elevada participação nas despesas com clientes com 60 ou mais anos (30,95%) e com as doenças neoplásicas (29%) e cardiovasculares (20%). Ocorreram 67 casos de neoplasia (R$ 1,98 milhões) cujas maiores despesas foram por dois casos de Doença de Hodgkin (R$ 307,5 mil) e dois outros por Leucemia (R$ 209,2 mil). Logo após, nesta ordem, nove beneficiárias (idade média 50 anos), com câncer de mama, geraram um gasto de R$ 167 mil. Apesar de, até o presente, se desconhecer estratégias preventivas eficazes para as duas primeiras colocações entre as neoplasias, os casos de câncer de mama permitiriam uma atuação intensa neste sentido. A doença isquêmica do coração acometeu o maior número dentre os beneficiários (27 casos) gerando um gasto de R$ 544,8 mil, com predominância no sexo masculino (67%). Os clientes que já haviam declarado condição de morbidade pré-existente, ao aderir ao plano, foram 38 (10,7%). Enfatiza-se a importância das práticas preventivas e de promoção da saúde aos consumidores do plano e quais fatores devem ser considerados para adoção destas práticas.
Abstract The brazilian private health plans performance has been characterized, by the coverage of curative events and by the growth of the assistance expenditures. It is presented the profile of 353 consumers (2.3% of the total), which are responsible for R$ 6,87 million (35%) of the assistance expenditures of the administrative unit of Porto Alegre - RS of a private health plan company, during five years (from January, 1999 to December, 2003). These expenses have been analyzed by sex, age group and pathology, and were classified in a decreasing value order. Data had been obtained from the invoicing and databanks systems of the organization. A higher participation of the expenses with clients of 60 or more years (30,95%) and with neoplasic (29%) and cardiovascular (20%) diseases was proven. 67 cases of neoplasia occurred (R$ 1,98 million), whose greater expenses were due to two cases of Hodgkin Disease (R$ 307,5 thousand) and to two other cases with Leukemia (R$ 209,2 thousand). Just after, in the same order, nine beneficiaries (average age 50 years) with breast cancer have generated an expense of R$ 167 thousand. Although efficient preventive strategies for the two first ranked among the neoplasias are still unknown, the cases of breast cancer would allow an intense performance in this direction. The ischemic heart diseases had attacked the greatest number among the beneficiaries (27 cases), and generated an expense of R$ 544,8 thousand, with predominance in the male sex (67%). Clients who had declared a preexisting morbid condition when joining to the plan were 38 (10,7%). The importance of health promotion and preventive practices to the clients of the plan is emphasized, as well as which factors must be considered for the adoption of these practices.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12353
Arquivos Descrição Formato
000480823.pdf (230.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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