Repositório Digital

A- A A+

Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana

.

Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Satisfação das gestantes em acompanhamento pré-natal quanto aos serviços prestados no município de Sertão Santana
Autor Souza, Luciane Silva de
Orientador Stenzel, Ana Cecilia Bastos
Data 2005
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde.
Assunto Gestão : Saúde
Satisfação do paciente
Resumo A assistência pré-natal tem sido alvo de muitas discussões e avaliações em todo sistema de saúde pública nacional, tendo como referência o SUS, pois os dados de mortes neonatais e perinatais ainda são relevantes em nosso país. Diante deste tema tão importante, o presente trabalho vem retratar a opinião das dez gestantes, que participaram dos serviços de atendimento pré-natal, no mês de março de 2005, no posto de Saúde Centro, do município de Sertão Santana. Foi utilizado um estudo exploratório, dentro da pesquisa qualitativa, onde as falas das entrevistadas foram transcritas e orientadas por um roteiro. Para desvendar estas questões tratamos de diversos temas, como o conceito de satisfação, humanização, avaliação, acesso, acolhimento e qualidade. A partir destas concepções procuramos desvendar quais as dificuldades encontradas pelas gestantes e o que estas enfrentavam quanto aos encaminhamentos dados pelo médico e/ou equipe de profissionais. Diante da avaliação da satisfação das usuárias, de acordo com seus conhecimentos, procuramos revelar os serviços existentes e aqueles que ainda estão precários, juntamente discutimos o ideal e a realidade, propusemos alternativas e sugestões para a melhoria dos serviços. As gestantes se mostraram satisfeitas com o serviço prestado, de uma forma geral, pois achado que é semelhante ao de outros estudos de satisfação, mas observou-se uma insatisfação quanto a demora para marcação do exame de ecografias, onde buscamos também propostas de solução para esta questão e as demais que apareceram. Surgiram necessidades de um grupo de gestantes, de um espaço onde pudessem proporcionar a troca de experiências, sentimentos e o aprendizado entre elas. Na perspectiva de qualificar o serviço de atendimento pré-natal e para que estas propostas se concretizem, precisamos trabalhar juntamente com a equipe de profissionais e gestores, com capacitações técnicas e através de envolvimento com a comunidade, que é a população beneficiada.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12357
Arquivos Descrição Formato
000480821.pdf (111.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.