Repositório Digital

A- A A+

Implementação da estratégia de saúde da família em um plano de saúde de autogestão

.

Implementação da estratégia de saúde da família em um plano de saúde de autogestão

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Implementação da estratégia de saúde da família em um plano de saúde de autogestão
Autor Stelko, Josué
Orientador Rosa, Roger dos Santos
Data 2005
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão em Saúde.
Assunto Gestão : Saúde
Planos de saúde
Programa Saúde da Família.
Resumo O estudo aborda o tema da implementação da Estratégia de Saúde da Família em uma empresa de autogestão tendo como finalidade subsidiar reflexões da Caixa da Assistência foco do estudo e outras experiências semelhantes que tenham o objetivo da implementação desta estratégia em planos de saúde similares. Várias são as alternativas para que as empresas de saúde do mercado suplementar brasileiro viabilizem seus negócios e cumpram com seus objetivos estabelecidos em suas metas. Mas é a partir de uma experiência bem sucedida do público com o Programa de Saúde da Família, que advém de experiências e idéias anteriores à filosofia do SUS, que a estratégia proposta estabelece uma nova janela de possibilidade no mercado de saúde suplementar brasileiro. Através do estudo realizado em uma empresa de autogestão, segmentado por três grupos (gestores, usuários e profissionais das equipes de saúde da família), verificou-se as preocupações e anseios por parte de cada um desses segmentos. A viabilidade desta estratégia, mesmo em empresas onde adesão não é obrigatória, é real. O temor da rejeição dos usuários por variados motivos é sucumbido pela informação e reconhecimento de resultados efetivos junto às equipes de saúde da família e a todo o grupo funcional voltado a esta estratégia. Esse trabalho auxilia a reconhecer que há dificuldades na implementação da Estratégia Saúde da Família, mas que estes pontos indicados podem ser instrumentos importantes para reorganizar toda uma forma de atendimento voltada a atenção integral à saúde do indivíduo e de sua família.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12358
Arquivos Descrição Formato
000502364.pdf (156.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.