Repositório Digital

A- A A+

A gestão de médicos através de um núcleo gerencial de saúde em Caxias do Sul

.

A gestão de médicos através de um núcleo gerencial de saúde em Caxias do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A gestão de médicos através de um núcleo gerencial de saúde em Caxias do Sul
Autor Vivian, Fernando
Orientador Bordin, Ronaldo
Data 2004
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em gestão em Saúde.
Assunto Caxias do Sul (RS)
Política de saúde
Políticas, planejamento e administração em saúde
Políticas de saúde
Sistemas de saúde
Resumo O presente trabalho consiste na identificaçgo da capacidade & um Núcleo Gerencial em um sistema público de saúde gerar mudanças na forma da atenção e da assistência médica. Pesquisou-se a existência de fatores consistentes que possam proporcionar a inclusão dos profissionais medicos em um modelo assistencial mais 'tiumano e mais comprometido, transcendendo os antigos modelos que se conhecia no acompanhamento da saúde das coletividades. Foram empregados vários métodos de coleta de dados, sob um prisma q d i - quantitativo, como entrevistas em grupo monitoradas (grupo focal), aplicação de questionário em escala de Lickert e entrevistas individuais, num processo de triangulação. Atravds de um chlcu~o& m6dias e de freqtiência de respostas p6dese analisar os dados quantitativamente e junto às opiniões dos profissionais.Observou-se a aceitação dos profissionais em ter um Niicleo Gerencial especifico da área em que atuam, e o quanto vinculam a coordenação a um representante da categoria. Constatou-se ainda a importância da atualização técnica e a positividade da apresentaçiio de indicadores de produtividade individuais e gerais como motivadores no pracesso de trabalho. Muito embora os sistemas públicos de saúde estejam vinculados a mudanças políticas sazonais, o comprometimento político do Núcleo Gerencial pode ser um viés negativo quanto ao seu reconhecimento técnico. Percebe-se que a mudança de conceitos entre os médicos é factivel e sua adesão a um modelo assistencial mais humanizado é possível quando o gerenciamento adequado existir.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12380
Arquivos Descrição Formato
000429024.pdf (6.408Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.