Repositório Digital

A- A A+

Desafio para a gestão descentralizada da vigilância sanitária

.

Desafio para a gestão descentralizada da vigilância sanitária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desafio para a gestão descentralizada da vigilância sanitária
Autor Xavier, Rosane Terezinha
Orientador Rosa, Roger dos Santos
Data 2004
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Equipes Gestoras de Sistemas e Serviços em Saúde.
Assunto Recursos humanos em saúde
Rio Grande do Sul
Vigilância sanitária
Resumo O presente estudo analisa o modelo de Gestão Descentralizada de Vigilância Sanitária no contexto de mudanças no cenário politico e o administrativo. A caracterização da Vigilancia Sanitária é apresentada a partir de uma análise descritiva de alguns componentes do Sistema Nacional de Vigilancia Sanitária - o federal e estadual, no Rio Grande do Sul, no processo de descentralização. A pesquisa foi realizada com base em extenso material documental, entrevistas e A luz da literatura, tomando-se por análise, os coditos e cooperação de atores, suas estratégias, os processos decisórios, entre outros, levando-se em consideração os objetivos propostos: conhecer a estrutura, a forma de Gestão, as articulações e os entraves e impases na descentralização de Vigilância Sanitária. O estudo apontou dificuldades e precariedades do desenho do SNVS vigente e suas configurações política, jurídica e administrativa, além de problemas estruturais que comprometem a implementação e eficiência da descentralização de VISA. Como resultado, identificou a fragilidade institucional desse Sistema, em especial nas heas de competências, o descompasso entre a Nacional de Vigilância Sanitária e os componentes da VISA Estadual, concentração de poderes em algumas esferas, as interferências poiíticas, e a forma de gestão como principal dificuldade no processo de descentralização, que em última análise , culmina numa descentralização de tarefas, Por fim, sugerimos algumas altanativas para a implementação de aperfeiçoamento de SNVS, destacando a necessidade de revisão em sua estrutura e forma de ação e indicamos algumas áreas para o desenvolvimento elou continuidade de estudos que contribuam para consolidar a descentralização no campo da Vigilancia Sanitária.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/12381
Arquivos Descrição Formato
000428744.pdf (16.86Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.