Repositório Digital

A- A A+

Inovação em economia solidária : um desafio no campo político

.

Inovação em economia solidária : um desafio no campo político

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inovação em economia solidária : um desafio no campo político
Autor Costa, Pedro de Almeida
Orientador Carrion, Rosinha da Silva Machado
Data 2007
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Cooperativas
Economia solidária
Gestão social
Inovação
Organização do trabalho
Política social
Rede solidária
Redes organizacionais
Relações sociais
Resumo Esta tese procura construir um conceito de Inovação em Economia Solidária. Tal necessidade surge a partir de uma pesquisa acadêmica apoiada pelo CNPq em que se evidenciou a necessidade de haver um conceito adequado para esse campo, uma vez que o conceito derivado da Teoria Econômica não conseguia captar as reais contribuições da Economia Solidária para a construção de uma visão de desenvolvimento e de formação social democrática, assim como as especificidades dos grupos e organizações solidárias. Para a consecução do objetivo, empreendeuse, do ponto de vista conceitual, a desconstrução crítica dos conceitos de desenvolvimento e de inovação, conforme são tratados pela Teoria Econômica. O conceito apresentado não se propõe a ser conclusivo. Abre, todavia, possibilidades de novas pesquisas e de novos caminhos práticos para a concepção de políticas e programas sociais, ao problematizar noções fundamentais ao campo político.
Résumé Cette thèse propose un concept d’innovation en Économie Solidaire. Telle nécessité surgit à partir d’une recherche académique où s’est évidencié le besoin d’avoir un concept juste pour ce domaine, une fois que le concept dérivé de la Théorie Économique ne parvenait pas à capter les réelles contributions de l’Économie Solidaire pour la construction d’une vision de développement et de formation sociale démocratique, ainsi que les spécificités des groupes et des organisations solidaires. Pour la consécution de l’objectif, s’est entrepris, du point de vue conceptuel, la déconstruction critique des concepts de développement et d’innovation. Le concept présenté ne se propose pas à être conclusif. Pourtant, il ouvre des possibilités de nouvelles recherches et de nouveaux chemins pratiques pour la conception de politiques et programmes sociaux, en problématisant les notions fondamentales dans le champ politique.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/12413
Arquivos Descrição Formato
000625990.pdf (607.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.